O outono no Hemisfério Sul começa oficialmente nesta quarta-feira, dia, à 0h06 (horário de Brasília) e termina no dia 21 de junho, às 17h51. De acordo com Prognóstico Climático Trimestral, elaborado pelo Sistema de Monitoramento e Alerta Agroclimáticos (Simagro), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o outono de 2024 deverá apresentar precipitações regulares e temperaturas acima da média no Rio Grande do Sul. No decorrer dos meses de abril, maio e junho há previsão do fim do evento El Niño, o que implicará num curto período de neutralidade no fim da estação, visto que as projeções numéricas indicam o retorno do fenômeno La Niña no princípio do próximo inverno.
Dessa forma, nos meses de abril e maio são esperadas precipitações próximas da normalidade na maioria das regiões, com volumes inferiores à média nos setores Norte e Noroeste. Em junho, as previsões indicam chuva mais abundante e durante o mês os totais deverão superar a média normal em todo Estado. O prognóstico das temperaturas médias destaca que o trimestre deverá apresentar valores superiores à média nos meses de abril e maio, com projeção de valores próximos da normalidade no mês de junho.
Chuva
Abril: Chuva próximo da média na maioria dos municípios, com valores ligeiramente inferiores à média normal nos setores Norte e Noroeste.
Maio: Previsão de chuva dentro da normalidade na maioria das regiões, com valores abaixo da média nas regiões Norte e Noroeste.
Junho: Chuva acima da normalidade em todo o Estado.
Temperatura Média
Abril: Valores acima da normalidade em todo o Estado.
Maio: Superior à média em todas as regiões.
Junho: Dentro do padrão normal na maior parte do Estado, com valores ligeiramente mais elevados no Litoral e inferiores à média normal no setor Norte.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social | Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves