Os 40 anos do “Jogo da Neve” de Esportivo e Grêmio em Bento Gonçalves

Foi também em um 30 de maio, quando a neve, o Esportivo de Bento Gonçalves e o Grêmio ocuparam o noticiário do Brasil. O frio cruzou na história das duas equipes. Foi no ano de 1979 que se produziu o famoso jogo da neve do Grêmio contra o Esportivo na Serra Gaúcha. A partida terminou empatada sem gols. No dia seguinte, os jornais estampavam como manchete em sua contracapa: “Grêmio perde ponto na neve”.

Uma das reportagens da época descrevia: “A temperatura em Bento Gonçalves era de zero grau quando a partida começou ontem no Estádio da Montanha. (…) Já nevava aos nove minutos quando Raquete recebeu cartão amarelo por jogada violenta contra Tarciso. (…) O primeiro tempo terminou com muita neve. Alguns jogadores tinham a cabeça branca e outros ainda sentiam frio, apesar dos 45 minutos de movimentação. A visibilidade piorava e Carlos Martins admitia até mesmo a hipótese de ter que suspender o jogo antes do final”.

Foram 3.988 corajosos torcedores que presenciaram o mais conhecido jogo de futebol do país realizado com neve em campo. Naquele dia, o tempo já frio da Serra piorou às 20h30min, tornando menos atraente o gramado do Estádio da Montanha. Mais tarde, às 21h, com temperatura próxima de 0°C, os dois times entraram em campo para encarar o frio.

De um lado, o Esportivo do técnico Valdir Espinoza, com Jânio; Toninho, Carlão e José; Raquete, Tovar, Celso Freitas e Adílson; João Carlos, Néia e Rubem. Do outro, o Grêmio de Orlando Fantoni, com Manga, Vilson, Vantuir e Vicente; Dirceu, Vitor Hugo, Paulo César Caju e Jurandir; Tarciso, Baltazar e Jésum.

O árbitro Carlos Martins até mesmo admitia encerrar a partida antes do fim – não o fez, e o segundo tempo permaneceu sem gols. A partida terminou mesmo 0 a 0. No fim do encontro, já com o empate decretado, os quase 4 mil torcedores presentes ao gélido Estádio da Montanha se divertiam com o cenário. O Esportivo de Bento mantinha a invencibilidade em casa, enquanto o Grêmio deixava de somar um ponto fora.

Central de Jornalismo da Rádio Difusora

 

error: Conteúdo Protegido