Entre os mais de 40 concertos previstos para o ano está a Série “Concertos Populares” e apresentações nos municípios de abrangência da Universidade.
A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, que neste ano completa 17 anos de atividades ininterruptas, lança sua programação de 2018 com a apresentação de mais de 40 concertos em diversos formatos e em diferentes localidades – além de Caxias do Sul, também nos municípios de abrangência da UCS. Na programação deste ano consta: Programa Quinta Sinfônica, os Concertos de Integração, os Concertos ao Entardecer e a Série Grandes Concertos.
A novidade é o lançamento de uma nova série, “Concertos Populares”, que trará, em suas primeiras edições, repertórios como Rock in Concert, folclore com Lucio Yanel e temas de Vídeo Games.
Serão apresentadas composições brasileiras, italianas, alemãs, armênias, russas, canadenses, americanas, inglesas, japonesas e dinamarquesas. Junto a essas temáticas, a Orquestra contará com a presença de solistas de voz, violino, violoncelo, flauta piccolo, trompete, trombone, violão, e pela primeira vez, de um solista de gaita de foles.
Concerto de abertura
O Concerto de Abertura da Temporada 2018 acontece no mês de março, dedicado às mulheres. A exemplo de 2014, a Orquestra Sinfônica da UCS recebe a Orquestra Sinfônica do Norte de Iowa (Estados Unidos) que, juntas, irão formar uma grande orquestra sob a regência da maestrina Rebecca Burkhardt. O repertório, no dia 15 de março, às 20h30min, no UCS Teatro, será composto por Star Wars, O violino vermelho, e Amor, Sublime Amor.
Antecipando a abertura da temporada, a Orquestra se apresenta, no dia 17 de fevereiro, no IV Gramado In Concert, às 20 horas, no ExpoGramado.
(A revista com as informações sobre os programas, compositores e obras que serão apresentados neste ano, destacando os solistas e maestros de carreira nacional e internacional que vêm a Caxias do Sul para enriquecer a programação, será lançada e distribuída no Programa Quinta Sinfônica, do dia 15 de março).
Convidados
Além da maestrina Rebecca Burkhardt, outro maestro é convidado para reger a Orquestra Sinfônica da UCS, em junho: Jonathan Girard, da University of British Columbia de Vancouver, Canadá.
Em novembro, a Orquestra apresentará uma ópera completa, a Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, no Concerto de Aniversário de 17 anos da Orquestra Sinfônica da UCS, com a participação de cinco solistas, Coros da UCS (que neste ano completa 50 anos) e da OSPA, figurinos diferenciados e cenário.
Concertos comemorativos
Durante o ano, a Orquestra Sinfônica irá se apresentar nos campi universitários, em comemoração aos 25 anos da regionalização da Universidade de Caxias do Sul. Concertos comemorativos também serão realizados em Porto Alegre e Novo Hamburgo e, em cinco municípios do Rio Grande do Sul que, por meio do projeto de Lei Rouanet, a Orquestra Sinfônica comemora os 130 anos de Heitor Villa-Lobos, com o concerto “Um Índio de Casaca”, com um repertório que perpassa pela vida e obra do compositor brasileiro.
Entre as apresentações de 2018 já estão agendados o Concerto da Primavera, em parceria com a Unimed Nordeste, no dia 21 de outubro, e o Natal em Família, no dia 15 de dezembro.
A Orquestra Sinfônica da UCS tem o patrocínio da Unimed Nordeste e o apoio do Simecs e do LionsEduC.
Foto: Claudia Velho
Fonte: UCS
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação