Entre os mais de 40 concertos previstos para o ano está a Série “Concertos Populares” e apresentações nos municípios de abrangência da Universidade.
A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, que neste ano completa 17 anos de atividades ininterruptas, lança sua programação de 2018 com a apresentação de mais de 40 concertos em diversos formatos e em diferentes localidades – além de Caxias do Sul, também nos municípios de abrangência da UCS. Na programação deste ano consta: Programa Quinta Sinfônica, os Concertos de Integração, os Concertos ao Entardecer e a Série Grandes Concertos.
A novidade é o lançamento de uma nova série, “Concertos Populares”, que trará, em suas primeiras edições, repertórios como Rock in Concert, folclore com Lucio Yanel e temas de Vídeo Games.
Serão apresentadas composições brasileiras, italianas, alemãs, armênias, russas, canadenses, americanas, inglesas, japonesas e dinamarquesas. Junto a essas temáticas, a Orquestra contará com a presença de solistas de voz, violino, violoncelo, flauta piccolo, trompete, trombone, violão, e pela primeira vez, de um solista de gaita de foles.
Concerto de abertura
O Concerto de Abertura da Temporada 2018 acontece no mês de março, dedicado às mulheres. A exemplo de 2014, a Orquestra Sinfônica da UCS recebe a Orquestra Sinfônica do Norte de Iowa (Estados Unidos) que, juntas, irão formar uma grande orquestra sob a regência da maestrina Rebecca Burkhardt. O repertório, no dia 15 de março, às 20h30min, no UCS Teatro, será composto por Star Wars, O violino vermelho, e Amor, Sublime Amor.
Antecipando a abertura da temporada, a Orquestra se apresenta, no dia 17 de fevereiro, no IV Gramado In Concert, às 20 horas, no ExpoGramado.
(A revista com as informações sobre os programas, compositores e obras que serão apresentados neste ano, destacando os solistas e maestros de carreira nacional e internacional que vêm a Caxias do Sul para enriquecer a programação, será lançada e distribuída no Programa Quinta Sinfônica, do dia 15 de março).
Convidados
Além da maestrina Rebecca Burkhardt, outro maestro é convidado para reger a Orquestra Sinfônica da UCS, em junho: Jonathan Girard, da University of British Columbia de Vancouver, Canadá.
Em novembro, a Orquestra apresentará uma ópera completa, a Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, no Concerto de Aniversário de 17 anos da Orquestra Sinfônica da UCS, com a participação de cinco solistas, Coros da UCS (que neste ano completa 50 anos) e da OSPA, figurinos diferenciados e cenário.
Concertos comemorativos
Durante o ano, a Orquestra Sinfônica irá se apresentar nos campi universitários, em comemoração aos 25 anos da regionalização da Universidade de Caxias do Sul. Concertos comemorativos também serão realizados em Porto Alegre e Novo Hamburgo e, em cinco municípios do Rio Grande do Sul que, por meio do projeto de Lei Rouanet, a Orquestra Sinfônica comemora os 130 anos de Heitor Villa-Lobos, com o concerto “Um Índio de Casaca”, com um repertório que perpassa pela vida e obra do compositor brasileiro.
Entre as apresentações de 2018 já estão agendados o Concerto da Primavera, em parceria com a Unimed Nordeste, no dia 21 de outubro, e o Natal em Família, no dia 15 de dezembro.
A Orquestra Sinfônica da UCS tem o patrocínio da Unimed Nordeste e o apoio do Simecs e do LionsEduC.
Foto: Claudia Velho
Fonte: UCS
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família