Orquestra Sinfônica da UCS apresenta concerto comemorativo aos 50 anos da UCS em Bento

A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul leva a Bento Gonçalves o Programa “Concertos de Integração”, comemorativo aos 50 anos da UCS. A apresentação será no dia 9 de outubro, às 20h30min, na Igreja da Paróquia Santo Antônio. Esse será o penúltimo da série de concertos comemorativos que estão acontecendo em todos os Campi da UCS ao longo deste ano: já foram realizados em Nova Prata, em São Sebastião do Caí, em Farroupilha, em Canela, em Flores da Cunha e em Guaporé. O último ocorrerá em Vacaria, no dia 19 de outubro.

A UCS, criada em 10 de fevereiro de 1967, iniciou os festejos dos seus 50 anos, com a terceira edição do Natal em Família na UCS, ocorrido em dezembro de 2016.

O concerto – com entrada franca – em Bento Gonçalves terá a regência do Maestro Manfredo Schmiedt e apresentará as obras: Abertura da Ópera “As Bodas de Fígaro”, de W. A. Mozart; Concerto N. 3 para Violino e Orquestra em Sol Maior, de W. A. Mozart, com o solista convidado Giovani dos Santos (violino); Abertura Festiva, de C. Küstner, obra alusiva às comemorações de 50 anos da UCS; Gabriel’s Oboe, de E. Morricone, com o solista convidado Júlio César Wagner (oboé); Danças Folclóricas Romenas e Erdélyi táncok (Danças da Transilvânia), ambas de Béla Bartók; e Suite N. 2, de H. Villa-Lobos.

A Orquestra Sinfônica da UCS tem o patrocínio da Unimed Nordeste e o apoio do Simecs e do LionsEduC.

Mostra Fotográfica 50 anos

O Campus Universitário da Região dos Vinhedos expõe, na unidade universitária, até o dia 16 de outubro, a Mostra Fotográfica UCS 50 anos. São 35 painéis que retratam a história da UCS em seus campi universitários.

 

 

Programa:

– W. A. Mozart: Abertura da Ópera “As Bodas de Fígaro”

 

– W. A. Mozart: Concerto N.3 para Violino e Orquestra em Sol Maior

Solista: Giovani dos Santos | Violino

 

– C. Küstner: Abertura Festiva

 

– E. Morricone: Gabriel’s Oboe

Solista: Julio César Wagner | Oboé

 

– Béla Bartók: Danças Folclóricas Romenas

 

– Béla Bartók: Erdélyi táncok (Danças da Transilvânia)

 

– H. Villa-Lobos: Suite N. 2

 

Regência: Manfredo Schmiedt

 

 

Concerto Orquestra Sinfônica da UCS

Concerto de Integração – Bento Gonçalves

Serviço:

Data: 9 de outubro – segunda-feira

Horário: 20h30

Local: Paróquia Santo Antônio

Entrada Franca

 

Contatos:

* Setor de Desenvolvimento Cultural da UCS – Fone: (54) 3218-2610

* Manfredo Schmiedt (Maestro): 51 99656.94.50

* Moacir Lazzari (Coordenador SDEC): (54) 99917.60.95

* Cristina Nora Calcagnotto (Analista de Relações com o Mercado): (54) 99142.50.30

Solistas:

* Giovani dos Santos: (51) 99689.5203

* Julio César Wagner: (54) 99987.5218

 

 

Manfredo Schmiedt

Com Mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação em Regência pela UFRGS, Manfredo Schmiedt participou de cursos de regência na Alemanha, na Holanda, na Argentina, nos Estados Unidos e no Brasil. Estudou com renomados maestros, como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Ernani Aguiar, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Emilio de César, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Eric Ericson, Mark Cedel, Melinda O’Neal e Yoel Levi. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico, recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: “Pi Kappa Lambda Music Honor Society” e “Director’s Excellence Award”. Foi regente convidado no High School Workshop, promovido pela Universidade da Geórgia. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no “Concurso Jovens Regentes”, promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Recebeu o “Prêmio Açorianos de Música” por sua participação como maestro na peça “A História do Soldado”, de Stravinsky. Em sua experiência como regente de coros, destacam-se seus trabalhos com o Coro Sinfônico da OSPA, Coral 25 de Julho, de Porto Alegre, e Coro de Câmara Ars Vocalis. Foi, durante dois anos, regente-assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia (EUA) e, durante quatro anos na OSPA. Além de suas atividades na OSUCS e na OSPA, foi convidado para reger as seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica do Sodre (UR), Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário (AR), Orquestra da Universidade de Cuyo de Mendoza (AR), Orquestra Filarmônica de Mendoza (AR), Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de San Juan (AR), Orquestra Petrobrás Sinfônica (RJ), Orquestra da USP (SP), Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul (SP), Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP), Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (ES), Camerata Sesi – Vitória (ES), Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (RN), Orquestra de Câmara da Ulbra (RS), Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro (RS), Orquestra de Câmara SESI-Fundarte (RS), Orquestra Filarmônica de Belgrado (Sérvia), Orquestra Sinfônica da Radio y Televisão (Sérvia), Northern Iowa Symphony Orchestra (USA) e Albany Symphony Orchestra (USA). Manfredo Schmiedt nasceu em Porto Alegre. Com dez anos iniciou seus estudos musicais estudando trompete e, atualmente é o Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e regente do Coro Sinfônico da OSPA.

 

Giovani dos Santos (Violino)

Aluno de Emanuelle Baldini e Bacharel em Música pela UFRGS sob a orientação de Hella Frank, Giovani dos Santos é líder dos segundos violinos na Orquestra Sinfônica da UCS, spalla da OSINCA e professor titular da Academia de Música da OSINCA. Atua como músico extra nas principais orquestras do Rio Grande do Sul. Já gravou com a Orquestra Unisinos-Anchieta, OSUCS, Musica Antiqua Clio e OSINCA. Foi spalla da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Orquestra de Cordas da UFSM, Orquestra da UNISC e do projeto “Ópera no IA” 2016. Venceu o Concurso Jovens Solistas da Fundarte 2010, executando o Concerto em Sol maior de Haydn. Participou do Deutsch-Skandinavische Jugend-Philharmonie 2011 em Berlim, a convite de Leon Spierer, em seguida aprimorando-se com Michael Gehlmann em Wuppertal. Foi selecionado como bolsista integral do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2015.

 

Júlio César Wagner (Oboé)

Bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) participou de diversos festivais de música como Festival de Jaraguá do Sul, Festival de Inverno de Vale Vêneto, Festival de Música de Câmara de Caxias do Sul, Encontro de Oboé/Fagote da UFSM, Gramado in Concert e Festival SESC de Música de Pelotas. Participou de Master Classes com profissionais renomados como Alex Klein, Ingo Goritzk, Luís Carlos Justi, Nicholas Daniel, Nestor Garrote, Peter Apps, Alexandre Barros, Chistoph Hartmann e Javier Balbinder. Como músico convidado, participou das Orquestra do Theatro São Pedro, OSPA, Orquestra da Unisinos, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Banda Municipal de Caxias do Sul, Banda Municipal de Porto Alegre, Orquestra Sacra da ULBRA e da Orquestra Filarmônica da PUC/RS. Participa atualmente da Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul, Orquestra Sinfônica de Gramado e do Austro Quinteto de Sopros.

 

 

error: Conteúdo Protegido