Projeto que oferece formação em música de concerto para alunos do ensino público é realizado a partir de parceria entre Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura, UCS Cultural e a Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul. Inscrições estão abertas para 50 vagas
O projeto Orquestra Jovem UCS LionsEduC abriu inscrições para oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, instrumentos e prática de orquestra, voltadas a jovens de 10 a 14 anos. Podem participar estudantes matriculados em escolas públicas de Caxias do Sul e região, com 50 vagas distribuídas entre o ensino de flautas, violinos, violoncelos e contrabaixos.
A iniciativa decorre de parceria entre o Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC, o Setor Cultural e a Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul.
As inscrições para o processo seletivo são recebidas a partir dos contatos (54) 3218-2610 ou ojucs.lionseduc@gmail.com. A oferta de atividades ocorre de forma contínua, por meio de uma lista de espera, e o processo se inicia com o preenchimento de ficha de interesse, disponibilizada na secretaria das escolas. A escolha do instrumento se dará por ordem de inscrição, até o preenchimento das vagas disponíveis.
Os encontros serão realizados às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, no bloco M do Campus-Sede da UCS. Os participantes receberão material didático que inclui métodos, cadernos, partituras e uniforme. Caso o aluno não tenha o instrumento musical, ele será fornecido para as aulas regulares e ensaios da orquestra.
Além das classes semanais, a proposta é que os participantes se integrem às apresentações da Orquestra, na demonstração dos conhecimentos adquiridos nas práticas e oficinas, qualificando ainda mais a aprendizagem musical. A busca é promover o convívio social de caráter humanista, fortalecendo e potencializando as capacidades dos jovens ao primar pelo respeito, igualdade, ética e qualidade no ensino musical.
Orquestra Jovem UCS LionsEduC
A concepção da Orquestra Jovem mobilizou profissionais da área musical vinculados à UCS Orquestra e à UCS Música de Câmara. A coordenação pedagógica é do professor Fábio Alves, mestre em Educação, e se insere nas atividades realizadas pela Escola de Música da UCS, que tem a coordenação do professor Vitor Manzke, coordenador da Licenciatura em Música da UCS, e gerência administrativa de Moacir Lazzari. A produção executiva e cultural é de Flor Nieto e da equipe da Lynch Gestão Cultural.
“A Orquestra Jovem UCS LionsEduC tem a prática orquestral como algo importante para a cultura artística e para a formação de público, uma vez que o fazer musical proporciona aos jovens o contato com a música de concerto, estimula a dedicação ao aprendizado de um instrumento e promove a experiência em fazer música em grande grupo. A formação de público é contemplada por envolver familiares, amigos e comunidade como um todo na apreciação da música de concerto em eventos que fortalecem a cultura local”, afirma o coordenador.
Realização
O projeto é viabilizado com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon, Multiflon Revestimentos Antiaderentes, Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos, Prado Distribuidor Logístico, Baw Industrial, Metalgusa Indústria e Comércio de Metais, Braslux Indústria de Auto Peças, HD Parts e Ferrolan/Interdeal Comércio Importação e Exportação. A realização é da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.
Foto – Divulgação do projeto nas escolas: Pedro Giles
Fonte: ÁREA DE IMPRENSA E MÍDIAS DIGITAIS
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra