Momento envolveu aproximadamente 350 alunos
Nesta segunda-feira, dia 21, ocorreu na EMEF Maria Margarida Zambon Benini um concerto didático da Orquestra de Bento Gonçalves. O repertório contou com música clássica, popular, rock ‘n’ roll e trilhas sonoras de filmes e solo com máquina de escrever. A ideia do concerto didático é introduzir a música no ambiente das crianças para que tenham um primeiro contato, para despertar um interesse. Entre as execuções das músicas, são apresentados os instrumentos, assim como, a sua sonoridade e técnica.
Esse é o primeiro concerto didático depois da pandemia e o momento envolveu em torno de 350 alunos. A diretora do educandário Denise Pandolfo ressalta a importância da Orquestra de ir até os estudantes. “Maravilhosa. É algo que fora da escola muitos não teriam como conhecer. Com esse tipo de música está sendo uma experiência incrível. Uma gratidão gigante pela oportunidade”.
Conforme o Maestro Gilberto Salvagni, o concerto didático também tem o objetivo de aproximação. “É de quebrar o gelo de que música de orquestra é formal, complexa, e proporcionar algo diverso do que eles estão habitualmente escutando. Para quebrar essa ideia, a gente traz um repertório popular, alguma coisa que sejam do universo deles, para que eles possam se identificar e mudar essa impressão de que isso está ao alcance deles. E assim conseguir o engajamento deles”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares ressalta sobre o intuito de aproximar os jovens. “Gostaria de destacar que dentre tantos encantamentos que a Orquestra de Bento Gonçalves proporciona para a nossa comunidade através da música, tem entre outros objetivos, aproximar nossos jovens, estar aonde a nossa comunidade está, realizando esses concertos didáticos. É muito interessante poder levar essa experiência às nossas escolas, pois marca a vida deles e os aproxima de outros estilos de música”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves