A Diocese de Caxias do Sul acolheu a celebração Eucarística em que foram ordenados diáconos os fraters Leandro Gonçalves de Freitas, Sebastião Souza da Silva e Ricardo Rodrigues Lima, da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo. A Missa, presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Juarez Albino Destro, aconteceu no sábado, 13 de janeiro, na Paróquia São Leonardo Murialdo, no centro de Caxias do Sul.
Nascidos no estado do Ceará, eles escolheram como lema: “Não ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24,32). Em sua homilia, Dom Juarez recordou que a missão do diácono é ligada ao serviço. “Não esqueçam de servir e não quererem ser servidos. Essa é uma dimensão muito importante do ministério diaconal e que muitas vezes esquecemo, porque uma vez ordenados, nem os padres e nem nós bispos, perdemos o nosso diaconado, porque a responsabilidade só vai aumentando”.
Os fraters fizeram seu propósito diante de Dom Juarez e do provincial dos Josefinos, padre Marcelino Modelski e se prostraram ao chão em sinal de despojamento e entrega, enquanto a comunidade cantou a Ladainha de todos os Santos. Logo depois, o bispo impôs as mãos aos eleitos e fez a prece de ordenação. Na sequência, os familiares entregaram os paramentos aos novos diáconos (estola diaconal e dalmática) e os padres os ajudaram na vestição. Dom Juarez entregou a eles o livro dos Evangelhos e a Missa seguiu com a apresentação das oferendas e a Liturgia Eucarística.
Em nome dos três novos diáconos, Leandro Gonçalves Freitas fez os agradecimentos. Ele fez questão de agradecer à Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Caxias do Sul que auxiliou na celebração com a transmissão da Missa pelo canal do YouTube, para que seus familiares e amigos, desde o Ceará, pudessem acompanhar aquele momento importante.
A transmissão pode ser acompanhada aqui abaixo:
Conheça os novos diáconos
Frater Leandro Gonçalves de Freitas, nascido em Uruburetama – CE, tem 33 anos e iniciou sua caminhada vocacional na Congregação de São José em 2012, na comunidade de Fortaleza. Após um ano de estudo do carisma, foi aprovado, emitiu os primeiros votos na capela do Seminário de Fazenda Souza no dia 10 de janeiro de 2015. No dia 21 de janeiro de 2022 recebeu o ministério de Leitor na capela do Seminário de Fazenda Souza em Caxias do Sul. Em 29 de outubro de 2022 recebeu o ministério de Acólito na capela São Leonardo Murialdo em Londrina – PR e no dia 05 de novembro de 2022 professou os votos perpétuos na Congregação de São José. Atualmente, o frater Leandro cursa o sétimo período de teologia na PUCPR.
Frater Sebastião Souza da Silva, é natural da cidade de General Sampaio – CE, tem 32 anos, e ingressou na Congregação de São José no ano de 2013, na cidade de Fortaleza-CE. Serviu em diversas cidades dentro do processo formativo, sendo que em dois momentos da vida morou em Caxias do Sul: no ano canônico do noviciado e no segundo ano da experiência pastoral, residindo no bairro Santa Fé e, por um ano, em Ana Rech a serviço da obra social.
Frater Ricardo Rodrigues Lima, natural de Itapipoca – CE, tem 30 anos. No ano de 2013 ingressou na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo. Emitiu os Primeiros Votos Religiosos no dia 10 de janeiro de 2016 em Caxias do Sul e professou os Votos Perpétuos no dia 07 de outubro de 2023 em Londrina – PR. Entre os anos de 2018 a 2020 atuou na Obra Social do Centro Técnico Social situada em Caxias do Sul, trabalhando com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com os programas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Jovem Aprendiz. No dia 31 de março de 2022 recebeu o ministério de Leitor em Londrina e em 21 de janeiro de 2023 recebeu o ministério de Acólito na Capela do Seminário de Fazenda Souza.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor