Em solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, na manhã desta segunda-feira, 4, foi lançada a Operação Vindima 2018. Trata-se de uma ação conjunta entre Secretariais e órgãos públicos, visando o bom escoamento da safra da uva.
Além da participação das Secretarias de Saúde, Mobilidade Urbana, Segurança, Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, destaque para o anúncio da recuperação de 900 quilômetros de estradas do interior.
Somente na manutenção do maquinário e na aquisição de materiais, serão investidos cerca de R$ 255 mil. Em média foram adquiridas para a execução dos serviços, 4 mil toneladas de brita e 15 mil quilos de asfalto.
“É um momento de extrema importância, porque não é somente escoamento de produção e operação de trânsito, é uma série de investimentos aportados, além de suporte e orientação para o nosso agricultor”, destacou o prefeito Guilherme Pasin.
Cada Secretaria envolvida teve um momento de apresentação, conforme suas competências durante o período.
A Secretaria de Obras com apoio das Subprefeituras organizou uma força-tarefa com mais de 100 servidores públicos que irão trabalhar nos quatro distritos, atendendo as demandas solicitadas pelas comunidades, como roçadas, patrolamento, britagem, colocação de sinalização, entre outros.
Já a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, trabalhará na recuperação e manutenção das placas de sinalização, pintura e sinalização viária, revitalização e troca de lâmpadas, definição e marcação dos Itinerários para escoamento da safra, fiscalização do trânsito e orientação aos condutores, pedestres e turistas.
Para garantir segurança aos agricultores, a Secretaria competente estará orientando sobre os cuidados na contratação de temporários para a colheita, atenção quanto à segurança pessoal e ao recebimento de valores e idas às agências bancárias. Além disso, serão intensificadas as ações de policiamento preventivo na área rural e de Policiamento Comunitário nos Distritos.
Por sua vez, a Secretaria de Meio Ambiente efetuará um atendimento nas propriedades com orientações sobre o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, plantio de mudas, licenciamento ambiental e destinação correta dos resíduos. Efetuará, também, um Mutirão de Limpeza nas margens das principais vias de acesso ao Município, o recolhimento de materiais eletrônicos e vistorias em riachos.
Haverá também uma programação específica destinada ao enoturismo, uma vez que nesta época milhares de turistas chegam a Capital do Vinho para conhecer e participar das atividades ligadas à colheita da uva. A Secretaria de Turismo trabalhará na divulgação das rotas turísticas e na realização do Bento em Vindima, de 18 de janeiro a 18 de março.
A Secretaria de Agricultura ampliará os atendimentos aos produtores nos distritos e no Sindicato de Trabalhadores Rurais dando as orientações necessárias, promoverá visitas técnicas às propriedades e trabalhará no suporte do fornecimento do Talão do Produtor. Paralelo a isso, a pasta efetuará a perfuração de novos poços artesianos no Vale dos Vinhedos e a extensão de redes d’água em Tuiuty.
Por fim, a Secretaria de Saúde estenderá o atendimento no interior com 120 consultas a mais por mês, possibilitará às comunidades dos distritos um ciclo de palestras sobre Ergonomia no trabalho, prevenção do Câncer e animais peçonhentos, além do cadastro dos agricultores para distribuição de Filtro Solar. O setor de Vigilância Sanitária apoiará a ação, por meio da aplicação de um inseticida biológico – BTI nas propriedades.
Bento Gonçalves é um dos maiores produtores de uvas do país e possui o maior processamento da fruta no Estado. Neste ano 234,3 milhões de quilos devem ser entregues às 68 vinícolas do município.
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Aido Bertuol, presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, procurador-geral do Município, Sidgrei Spassini e subprocurador Gustavo Schramm, subprefeitos, secretários municipais e adjuntos, vereadores Valdemir Marini e Sidinei da Silva, chefe do escritório da EMATER, Thompsson Didoné, presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Com informações do site da Prefeitura
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA