A 63ª edição da Operação Viagem Segura, neste feriadão Farroupilha, contabilizou 48,6 mil veículos fiscalizados e 11,2 mil infrações registradas, em cinco dias de ação. Foram retirados das vias 1.185 veículos e recolhidas 285 carteiras nacionais de habilitação. Ainda assim, ocorreram 570 acidentes nas ruas e estradas gaúchas entre a zero hora de sexta-feira (17) e a meia-noite de terça-feira (20), quando ocorreram 21 acidentes com morte e 296 com lesões. No período, 401 pessoas foram feridas e 23 perderam a vida. No feriado do ano passado, 17 pessoas morreram em três dias, com média de 5,7/dia. Comparativamente à média diária de 4,6% neste ano, houve uma redução de 18,8%.
O esforço concentrado de fiscalização incluiu ainda a aplicação de 2.250 testes de etilômetro. Como resultado, 152 condutores foram impedidos de seguir viagem, por constituírem potencial perigo à circulação. Deste grupo, 63 foram enquadrados em crime de trânsito e conduzidos à delegacia de polícia. “É impossível calcular o dano que teria sido causado por esses condutores, caso continuassem dirigindo”, considera o diretor-geral do DetranRS, Ildo Szinvelski.
Os principais parceiros da Operação Viagem Segura são DetranRS, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e órgãos de trânsito municipais. A chamada megablitz, que ocorre na saída de Porto Alegre, mobiliza também os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura. Colaboram para a operação também ANTT, Cetran/RS, EGR, Famurs, Setcergs, Fecam e Metroplan, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club.
Fonte: Palácio Piratini
ACIDENTE ENTRE TRÊS VEÍCULOS DEIXA MULHER FERIDA NA BR-470, EM BENTO GONÇALVES
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
IDENTIFICADA MULHER QUE MORREU APÓS ACIDENTE DE TRÂNSITO NA SERRA DE POUSO NOVO