A Polícia Rodoviária Federal encerrou às 23h59 de domingo (04) a Operação Viagem Segura – Finados, a qual teve início na quinta-feira (01).
Na região de abrangência da Delegacia em Lajeado (trecho entre Vitor Graeff e Nova Santa Rita, na BR-386, e parte da BR-470) houve um aumento significativo no fluxo de veículos, o qual se deu, especialmente, no sentido capital-interior, na saída para o feriado (quinta-feira à noite e sexta-feira pela manhã), e no sentido interior-capital durante o retorno (no domingo, a partir da metade da tarde até aproximadamente 21h30). Mais uma vez, houve lentidão no trânsito em alguns momentos, especialmente nas imediações do km 427 da BR-386, local onde existe um estreitamento devido às obras na Ponte sobre o Rio Caí.
Durante a operação, foram fiscalizados 502 veículos e confeccionados 116 autos de infração. O teste do etilômetro foi realizado em 201 condutores. Todos os testes tiveram resultado negativo. As ações de Educação para o Trânsito tiveram destaque, com 197 pessoas atendidas durante as abordagens em automóveis e ônibus.
O único acidente que resultou em lesões nos envolvidos aconteceu na sexta-feira (02), por volta das 7h, no km 218,8 da BR-386, em Tio Hugo. O condutor de um Renault/Logan com placas de Passo Fundo cruzava a via para acessar o trevo de Ibirapuitã e cortou a frente de um VW/Jetta emplacado em Sapiranga, que se deslocava no sentido capital – interior. O motorista do Jetta chegou a frear o veículo, mas não conseguiu evitar a colisão. O condutor do Logan teve ferimentos leves e a passageira ficou gravemente ferida. No Jetta, dois passageiros ficaram feridos levemente e um com maior gravidade. Os feridos foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. A passageira do Logan, de 80 anos, veio a óbito a caminho do hospital.
Comparativo
Em 2017, o feriado de Finados foi em uma quinta-feira e a operação ocorreu entre os dias 01 e 05 de novembro. No período, ocorreram cinco acidentes com feridos. No total, nove pessoas tiveram ferimentos leves e uma ficou ferida gravemente. Na operação em 2018, que ocorreu entre 01 e 04 de novembro, aconteceu um acidente que resultou em lesões nos envolvidos. Foram cinco feridos no total, sendo duas pessoas com maior gravidade. Uma delas morreu a caminho do hospital.
Balanço da Semana (de 29/10 a 04/11)
No trecho sob a responsabilidade da Delegacia de Lajeado, durante a semana entre 29 de outubro e 04 de novembro, aconteceram três acidentes que causaram lesões nos envolvidos. Seis pessoas tiveram ferimentos leves e duas ficaram feridas com maior gravidade.
O acidente mais grave aconteceu por volta das 7h de sexta-feira, no km 218,8 da BR-386, em Tio Hugo. O condutor de um Renault/Logan com placas de Passo Fundo cruzava a via para acessar o trevo de Ibirapuitã e cortou a frente de um VW/Jetta emplacado em Sapiranga, que se deslocava no sentido capital – interior. O motorista do Jetta chegou a frear o veículo, mas não conseguiu evitar a colisão. O condutor do Logan teve ferimentos leves e a passageira ficou gravemente ferida. No Jetta, dois passageiros ficaram feridos levemente e um com maior gravidade. Todos os feridos foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. A passageira do Logan, de 80 anos, veio a óbito a caminho do hospital.
Na tarde de terça-feira, no km 340 da BR-386, em Lajeado, a PRF flagrou um homem utilizando CNH falsa. O condutor de um caminhão com placas de Salto do Jacuí compareceu na Unidade Operacional da PRF, solicitando informações sobre o trajeto a Portão. Após passar a informação, os policiais solicitaram a CNH do motorista, constatando diversos detalhes que comprovavam a falsificação. O homem disse que comprou o documento em Brasília, de uma pessoa que trabalhava num CFC. Ele foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Santa Cruz do Sul.
No decorrer da semana, foram fiscalizados 724 veículos e confeccionados 166 autos de infração, a maior parte deles pela falta do uso dos faróis baixos acesos, não utilização do cinto de segurança e ultrapassagens irregulares.
Por volta das 09h45 de domingo, no km 424 da BR-386, em Montenegro, a PRF abordou o condutor de uma BMW 528I XG31 emplacada no Rio de Janeiro. O veículo tinha 27 multas vencidas, no valor de mais de R$ 5 mil, e o seu último licenciamento era de 2015. O motorista foi novamente autuado e o automóvel removido a depósito credenciado pelo Detran.
Um total de 288 condutores passaram pelo teste do etilômetro e um deles foi flagrado dirigindo sob a influência de álcool. Foram realizadas 276 abordagens educativas e 46 auxílios a motoristas.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da PRF
COMDICA promove capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência em Bento Gonçalves
Bento Gonçalves recebeu o projeto CAO na Estrada
Feira do Livro Infantil Sesc: início das atividades ocorreu nesta quarta-feira, 14, na EMEF Maria Borges Frota, em Bento