Desde o dia 08 de janeiro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) promove a Operação Verão 2018. A ação intensiva de fiscalização visa verificar parques de diversão e aquáticos, clubes sociais e eventos efêmeros em todo o Estado.
A operação objetivou reforçar a fiscalização, de forma a proporcionar um melhor atendimento, garantindo à sociedade que estes locais tenham responsáveis técnicos habilitados na elaboração dos PPCIs e manutenção de equipamentos.
Até agora, foram gerados 165 relatórios de fiscalização, como a que ocorreu no dia 10 de janeiro no Pepsi Twist Land, evento de shows aberto ao público que acontece no Litoral, pelo agente fiscal João Cláudio, acompanhado dos inspetores de Capão: Eng. Civil Paulo Cesar Vitt (chefe), Eng. Civil Evandro da Silveira Dadda (secretário) e Eng. Civil Gilberto Germano Junior.
Foram verificadas todas as instalações do parque como: estruturas metálicas, palco, iluminação, sonorização, locação e instalação e destinação final dos resíduos de banheiros químicos, laudos técnicos, elaboração e execução de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e manutenção de equipamentos.
Atendida por Rodrigo Machado, sócio-diretor da Opinião Produtora, responsável pelo evento, a equipe percorreu o parque conferindo as instalações com as ARTs fornecidas, verificando a responsabilidade técnica habilitada.
Para o Eng. Civil Paulo Cesar Vitt, a fiscalização de um evento deste porte é importante por assegurar a diversão dos usuários.
“Temos que garantir que, por trás de toda aquela estrutura, tem um profissional habilitado para a elaboração de projeto, execução, e o que mais for preciso, para dar condições da realização destes eventos com a segurança que a sociedade merece”, relata.
A ação abrangeu as áreas de Engenharia Civil, Industrial, Elétrica e Química, durante a qual agentes fiscais verificaram a presença de laudos técnicos nos estabelecimentos, como o Plano de Prevenção contra Incêndios – que deve ser assinado por Engenheiro e estar acompanhado pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
A Operação Verão 2018 continuará até o final de março, dividindo-se nas cinco regiões. As ações fiscalizatórias estão sendo realizadas por meio do aplicativo Infofisc. Além do preenchimento do relatório de fiscalização no momento da inspeção e consulta de ARTs e Registro de Empresas e profissionais, pelo Infofisc os dados de todo o Estado geram mapas georreferenciados.
Fonte: CREA-RS
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões