A Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Deat), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, desencadeou na manhã desta quarta-feira (24) a Operação Torre Negra, para desarticular uma organização criminosa estruturada para a prática dos crimes de estelionato, associação ao crime e lavagem de dinheiro.
Com o apoio da polícias civis de São Paulo, Santa Catarina e Goiás, foram cumpridas 15 ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gramado, Nova Santa Rita, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, São Carlos/SP e São Paulo/SP. As atividades se concentraram nas sedes de empresas, residências dos proprietários e funcionários e demais locais de interesse às investigações.
Segundo o delegado Max Otto Ritter, a investigação apurou a sucessão de negócios jurídicos destinados à venda de imóveis, ainda na planta, mas que tiveram as respectivas obras abandonadas ou sequer saíram do papel. “O esquema criminoso movimentou pelo menos R$ 90 milhões e vitimou aproximadamente 870 pessoas, somente no Rio Grande do Sul”, salientou o delegado.
De acordo com o delegado André Lobo Anicet, a atual etapa da investigação, iniciada no primeiro semestre de 2016, possui como principais investigados os diretores, sócios e avalistas de um grande grupo empresarial e econômico. “Na cidade de Gravataí, o grupo negociou a venda na planta de imóveis em um edifício que nunca teve autorização para incorporação e era anunciado como sendo o mais alto do Brasil”, destacou o delegado.
Foi apreendida farta documentação, incluindo contratos, documentos contábeis e um cheque nominal no valor de R$ 200 milhões, computadores com CPU e mídias diversas. Em uma das residência, também foram apreendidas uma arma de fogo e munições, o que resultou na prisão em flagrante do proprietário do imóvel, por porte irregular de arma de fogo.
Fonte: Polícia Civil
Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira e vice Amarildo apresentam os novos secretários em Bento Gonçalves
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM VACARIA
Brigada Militar apreende no Ouro Verde, em Bento, suspeito de homicídio no Maria Goretti