Iniciada na última quinta-feira (30) e se estendendo até sábado (01), a Polícia Civil participou da Operação Fronteira Sul, realizada pelo Exército Brasileiro, com o objetivo de impedir a passagem de produtos contrabandeados e ilícitos nas regiões fronteiriças. A operação também contou com a participação de vários órgãos, dentre eles Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Receita Federal e Estadual, Agência Brasileira de Inteligência, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Durante esse período, 353 policiais civis, além de ajudarem na fiscalização e revista de veículos e pessoas na busca de produtos ilícitos, cumpriram 73 mandados de busca e apreensão e prenderam 45 pessoas. Das prisões realizadas pela Polícia Civil, 21 foram em cumprimento de ordens judiciais de prisão e 24 ocorreram em flagrante.
Além das 18 armas de fogo apreendidas, destaca-se a apreensão de 12,6 quilos de explosivos, localizados em um imóvel na cidade de Caxias do Sul. Suspeita-se que esses explosivos, com dispositivos para acionamento à distância, poderiam ser utilizados em explosões de caixas eletrônicos e instituições bancárias no Estado.
Dentre as drogas apreendidas estão mais de 16 quilos de maconha, quase meio quilo de cocaína e 1,35 quilos de crack. Os policiais civis ainda apreenderam oito veículos no transcorrer da ação.
Segundo o Subchefe de Polícia, delegado Leonel Fagundes Carivali, o envolvimento e empenho dos policiais civis do Departamento de Polícia Metropolitana, do Departamento de Polícia do Interior, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico e do Departamento Estadual de Investigações Criminais foram fundamentais para o resultado positivo alcançado ao final da operação. “As prisões e apreensões feitas nesse período por nossos policiais civis, dos departamentos envolvidos nessa operação, demonstram o trabalho qualificado no cumprimento dos mandados e das buscas realizadas”, disse Carivali.
Para o Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, o trabalho realizado de forma integrada foi essencial para o sucesso da operação. “Operações conjuntas, realizadas por vários órgãos da área de segurança pública, são importantíssimas, sobretudo na área de fronteira. O número de policiais civis que participaram da Operação Fronteira Sul, bem como a quantidade de prisões e de apreensões realizadas reafirma o comprometimento da Polícia Civil em ‘Servir e Proteger’, além de contribuir com os demais órgãos e instituições que, igualmente, zelam pela segurança e bem estar dos cidadãos”, afirmou Wendt.
Fonte: Polícia Civil
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM BENTO GONÇALVES