A Delegacia Fazendária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) realiza nesta segunda-feira, 10, uma operação com cumprimento de mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e em Monte Belo do Sul, integrando uma investigação referente ao ano de 2009.
Conforme o site Clic RBS, houve uma causa trabalhista ganha pela prefeitura contra o INSS. No entanto, os honorários advocatícios ficaram com o ex-procurador, apesar da polícia informar que o dinheiro deveria ficar com o município. Houve cobrança do Tribunal de Contas do Estado e o prefeito, na época, não teria devolvido o valor. Foi cumprido mandado na casa do ex-prefeito Adenir Dallé (PMDB) e prefeito eleito na Eleição 2016.
A ação buscou documentos que poderiam configurar irregularidades na casa de Dallé, mas não foram encontrados. Contudo, uma espingarda calibre 36 estava na residência, sem o registro legal.
Por esta razão Dallé foi conduzido até a Delegacia de Polícia, pagou fiança de R$ 1,5 mil e foi liberado.
O delegado Daniel Mendelski, que investiga o caso, em entrevista para Rádio Difusora diz que a investigação simultânea envolve os dois municípios, referentes aos mesmos fatos.
“Em Monte Belo o mandato serviu para buscar mais provas para embasar o inquérito”, comentou. Em Porto Alegre documentos foram localizados e apreendidos em um escritório.
A investigação é do crime de peculato envolvendo supostos desvios e apropriação indébita.
O delegado Arthur Hermes Reguse, titular da DPPA de Bento Gonçalves, confirmou que foi paga a fiança e Dallé foi liberado.
Dallé
Adenir Dallé lamentou a Operação realizada netsa manhã. “Não consigo entender o que está acontecendo. Só quero tranquilizar a comunidade de Monte Belo que não houve nada, esta operação foi para tentar denegrir a minha imagem”, comentou.
Dallé mencionou que a Justiça depositou diretamente o valor na conta do advogado na época da ação contra o INSS, o que trouxe outra interpretação do Tribunal de Contas do Estado.
Sobre a arma apreendida disse que é um bem sentimental, pertencia ao pai e ficou como herança.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves