67 prisões/apreensões aconteceram no RS
Nesta terça-feira (28), a Polícia Civil participou da Operação Cronos II, deflagrada pelas Polícias Civis de 21 estados e do Distrito Federal, com o objetivo de prender autores de homicídio e feminicídio. A operação acontece com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC).
No Rio Grande do Sul 67 pessoas foram presas/apreendidas. Dentre as prisões/apreensões 43 aconteceram durante cumprimento de ordens judiciais por homicídio e 24 por feminicídio.
Mais de 400 policiais civis cumpriram 205 mandados de prisão em 70 endereços, além de outras 139 medidas em Porto Alegre, região metropolitana e interior do estado, abrangendo diversas regiões do Rio Grande do Sul. Armas, munições e drogas foram apreendidas nas ações.
A participação da Polícia Civil gaúcha na Operação Cronos se deu por meio do Departamento de Polícia do Interior, Departamento de Polícia Metropolitana, Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis.
Durante a operação nacional, que ocorre de forma integrada entre as Polícias Civis, um suspeito de duplo homicídio e uma tentativa violenta de homicídio dentro de um veículo em Canoas foi capturado em São Paulo. Contra ele havia mandado de prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 20 de maio, no bairro Igara, quando as vítimas estavam num veículo trafegando pelas ruas do bairro quando, após uma forte discussão, o suspeito teria disparado e matado duas pessoas e ferido outra. As investigações apontaram que o motivo do crime foi uma desavença por conta da venda de um terreno no bairro Igara. O homem possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo, estelionato, esbulho possessório e ameaça.
Já em Nonoai foi preso preventivamente um suspeito de ter assassinado seu irmão com golpes de faca no interior do município de Gramado dos Loureiros, no último dia 22. Segundo apurado nas investigações, na madrugada do fato, vítima e acusado teriam se desentendido e entrado em luta corporal. A vítima estaria em posse de uma faca e teria deixado a arma cair, momento que o acusado apanhou o objeto, atingindo o próprio irmão, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do crime.
As cidades de Bagé e Santa Maria também tiveram locais de cumprimento de mandados, ocorrendo a prisão de foragidos por homicídios, tentado e consumado. As ações prosseguiram, ainda, em Porto Alegre e região metropolitana, com diversas prisões de foragidos, com foco nos crimes de homicídio e feminicídio.
O monitoramento da operação é realizado direto do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília (DF).
Fonte: Polícia Civil
Aprovale e Vale dos Vinhedos celebram parceria com Sicredi Serrana e Icatu Coopera
Estado transfere 17 apenados para a Pasc e desarticula comércio ilegal no entorno do Complexo Prisional de Canoas
Acusados de matar casal enquanto dormia são condenados a mais de 200 anos de prisão em Caxias