Desde 2017 a entidade fomenta a prática esportiva e a inclusão social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Tudo começou com um sonho: promover a transformação social por meio do voleibol, oportunizando a prática do esporte para crianças e adolescentes. Foi desta forma que o ex-jogador profissional de vôlei, Ronaldo Royal, com vasta experiência na modalidade, fundou a ONG Vivendo Esporte no dia 2 de fevereiro de 2015. Com nove anos de trajetória, mais de 30 mil jovens passaram pelos diversos projetos sociais fomentados pela entidade, abrangendo nove cidades do Rio Grande do Sul e São Paulo.
Natural de Guarulhos-SP, Ronaldo Royal atuou como levantador em diversos clubes de tradição do Brasil e da Europa, atuando por oito anos no exterior, sobretudo no voleibol italiano e português, obtendo diversos títulos nacionais. Também vestiu a camisa da Seleção Brasileira, conquistando títulos expressivos na base, sendo ouro no Sul-Americano Juvenil e Infanto-Juvenil e no Mundial Infanto-Juvenil.
Após a sua aposentadoria, o ex-jogador tinha o sonho de fomentar o voleibol para jovens do município onde reside: Pinto Bandeira-RS. Desta forma, foi criada a ONG Vivendo Esporte, inicialmente oportunizando a prática da modalidade para crianças e adolescentes do município gaúcho. “Nossa ideia era fazer um projeto para atender as crianças do interior e colocá-las em quadra com uma atividade diferente que era o voleibol”, salienta Royal.
Com o exemplo de Pinto Bandeira, a ONG começou a crescer e passou a oferecer atividades nas periferias de Bento Gonçalves, cidade vizinha de Pinto Bandeira. “Pegamos como exemplo Pinto Bandeira e levamos para cidades maiores e descentralizamos as atividades. No centro desses municípios que atendemos tem muitas atividades ofertadas. Nossa ideia era, em municípios menores, atender crianças do interior e, em cidades maiores, trabalhar no entorno, na periferia, fomentando a prática do esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, relata o fundador da ONG.
A ONG logo ampliou os seus horizontes e passou a abranger municípios não só gaúchos, como também paulistas, no interior de São Paulo. Com o projeto federal Paixão Pelo Esporte – Ano 4, junto à Lei de Incentivo ao Esporte; Novo Jogo – Ano 2, junto ao Pró-Social RS; Somos Fortes – Ano 2,(PRÓ-ESPORTE); e Vivendo Esporte, junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), de Bento Gonçalves, a entidade atualmente oportuniza a prática esportiva para mais de 1.300 crianças e adolescentes.
Desde 2017, a entidade contabiliza aproximadamente 30 mil crianças atendidas pelos projetos durante nove anos de trajetória da ONG. Hoje, a ONG conta com atividades em cidades como Bento Gonçalves, Pinto Bandeira e Nova Roma do Sul , no Rio Grande do Sul, e municípios paulistas como Alumínio, Sorocaba, Mairinque, São Roque, Salto de Pirapora e Votorantim.
“Nosso trabalho se deve muito pela dedicação de todos nossos colaboradores, desde professores, assistentes sociais, pedagogas, e nosso corpo diretivo e, sobretudo, pelo apoio e patrocínio das empresas que acreditaram no nosso intuito e que estão conosco nesta missão de promover a transformação social por meio do esporte. Agradecemos cada apoiador e abrimos as nossas portas para aqueles que desejam se juntar a nós e ajudar a ONG a crescer cada vez mais”, pondera Royal.
Com projetos em fase de captação para 2024, a ONG Vivendo Esporte convida empresas a apoiar a causa e se juntar ao quadro de patrocinadores e apoiadores da entidade. Os interessados podem entrar em contato com Ronaldo Royal pelo fone (54) 99677-9791.
A ONG VIVENDO ESPORTE
Fundada no dia 2 de fevereiro de 2015, a ONG Vivendo Esporte tem como principal finalidade a promoção da transformação social por meio do esporte, em especial o voleibol, oferecendo a prática esportiva para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Além disso, trabalha na captação de projetos que envolvem outras frentes, porém voltando-se sobretudo ao âmbito social. Com núcleos em municípios de Bento Gonçalves-RS, Pinto Bandeira-RS, Nova Roma do Sul-RS, Sorocaba-SP, Mairinque-SP, Alumínio-SP, São Roque-SP, Salto de Pirapora-SP e Votorantim-SP, a ONG Vivendo Esporte atualmente atende mais de 1300 jovens com atividades no contraturno escolar.
Fonte e fotos: ONG Vivendo Esporte
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves