No tratamento contra o câncer, fortalecer a autoestima é importante estratégia para contribuir com a melhora da qualidade de vida de quem enfrenta a doença – o que influencia de forma considerável no processo de recuperação. Sensibilizada por esse desafio, a ONG Parceiros Voluntários realizou uma atividade diferente com pacientes do Hospital Tacchini e seus familiares: uma oficina de amarração de lenços.
Esse recurso estético é uma alternativa para que as pessoas, especialmente as mulheres, que perdem cabelos em função da quimioterapia, sintam-se mais belas e confiantes para o convívio social. Promovida junto com o Grupo de Humanização do Hospital Tacchini e com a empresa Jane Beauty, a iniciativa integrou as atividades do Outubro Rosa. “Essa ação começou a ser planejada há bastante tempo. Trabalhamos na arrecadação dos lenços e as meninas do centro estético estudaram, em torno de seis meses, técnicas para ensinar essas pacientes que estão passando pelo tratamento do câncer. O resultado foi muito emocionante”, conta a coordenadora da Parceiros Voluntários, Angélica Somenzi.
Uma das pacientes que participou da ação foi Nair Salini Mainardi, atualmente em tratamento quimioterápico. Oportunidade de distração, de aprendizado e de integração da família, a atividade permitiu compartilhar momentos agradáveis ao lado da filha, Lisiane, que ressalta a importância do trabalho de voluntariado e, no caso da oficina de amarração de lenços, a valorização da autoimagem. “A mulher fica muito debilitada nessa luta contra o câncer, e resgatar sua beleza interior faz a diferença”, avalia.
As pacientes que participaram da oficina foram presenteadas com lenços arrecadados. A ONG Parceiros Voluntários, que atua há 16 anos no município, atualmente, conta com 70 voluntários e atende a 21 instituições de Bento Gonçalves.
Para ser voluntário
A Parceiros Voluntários acredita que o exercício da cidadania, a partir da prática do voluntariado, é indispensável para a transformação da realidade social. Por isso, a ONG, que é mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) atua em uma campanha permanente para incentivar o trabalho voluntário e inspirar novas parcerias.
“Quando uma pessoa ou empresa decide abraçar a função voluntária todos acabam ganhando, não só quem é ajudado, mas quem ajuda. Cada um é importante nessa rede do bem, podendo fazer a diferença”, destaca Angélica Somenzi, coordenadora da Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves. Interessados em fazer parte da Parceiros Voluntário podem entrar em contato pelo telefone (54) 2105.1999.
Grupo de Humanização do Hospital Tacchini
O Grupo de Humanização existe no Hospital Tacchini desde 2006 e foi criado com o objetivo de tornar o atendimento cada vez mais humano, através de atividades que levam esperança e alegria aos pacientes, sejam eles atendidos ou não pelo SUS.
As ações acontecem nas UTI’s Neonatal e Pediátrica, na ala Pediátrica, Setor de Nefrologia e Instituto do Câncer e envolvem médicos e demais profissionais, tanto da área administrativa quanto assistencial e de apoio, marcando datas importantes como o Natal e o Ano Novo, bem como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Criança e até o Carnaval.
Fonte: Exata Comunicação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor