A onda de calor que afeta todo o estado do RS, inclusive a Serra Gaúcha deve dar uma trégua a partir de amanhã, quinta-feira, dia 31, segundo informações da Somar Meteorologia. O clima seco que predomina neste início de ano deve seguir parecido, com predomínio de sol e pancadas de chuva nos finais de tarde, sem longos períodos de chuvas sequentes, porém, com temperaturas mais baixas.
Segundo a meteorologista da Somar Maria Clara Sassaki, o tempo se mantém seco nesta quarta-feira com possibilidade de pancadas de chuva a tarde, porém, amanhã ocorrerá a chegada de uma massa de ar frio, trazendo nebulosidade e um alívio na onda de calor, já que as temperaturas devem baixar.
“devemos ter um predomínio de sol, na maior parte desta quarta-feira e mais uma vez essa combinação da umidade mais elevada e do calor, é que favorece a formação de nuvens mais carregadas trazendo a condição de pancadas de chuva mais isoladas na região da Serra, isso só deve mudar a partir da quinta-feira, por causa da passagem de uma frente fria, que aumenta a nebulosidade, aumenta a condição de chuva e até traz uma diminuição das temperaturas, um alívio pra esse calorão”. A trégua deve durar pelo menos até o início da próxima semana, quando o sol volta a predominar na região.
Ainda segundo a meteorologista não é muito comum, períodos de chuva todos os dias no mês de janeiro, com exceção à Serra Gaúcha. Na maior parte do estado os dias de estiagem tendem a ser mais prolongados, o que não acontece neste ano. Ela ainda acrescenta que as chuvas não trazem alivio nas temperaturas, “na Serra tem essa combinação de pancadas de chuva pontuais durante a tarde, temperaturas bem elevadas, e isso faz com que a sensação térmica seja bem maior, é uma chuva que não alivia a sensação de calor”.
Com relação a uma das grandes preocupações de produtores rurais nesta época, o granizo, ela explica que “infelizmente”, o clima no início de ano é o mais propício para este tipo de situação, “é o clima exatamente que estamos vivendo agora, períodos de temperaturas bastante elevadas e com a chegada de frentes frias. O risco de formação de granizo aumenta bastante”.
Segundo Maria Clara, o mês de fevereiro será parecido com este mês de janeiro, com chuvas pontuais, sem longos períodos de precipitação e com períodos de estiagem “para o mês de fevereiro essa condição não deve mudar, pelo menos até meados do mês a chuva deve seguir bastante pontual na Serra. Não temos mais o bloqueio atmosférico atuando, mas as frentes frias tendem a passar de maneira mais costeiras, mais afastadas pelo oceano, por isso a chuva não deve ser tão abrangente e não deve durar por muito tempo”.
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul