Cinco projetos de lei e três requerimentos estão na pauta de votação da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bento Gonçalves dessa segunda-feira (5), que tem início às 15h. Os projetos de lei foram enviados pelo Poder Executivo e os requerimentos são de autoria parlamentar.
A primeira matéria que deve ser apreciada é o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 151/2018, de autoria do Executivo municipal. A proposição ” dispõe sobre a destinação e o recebimento de patrocínio pelo poder público”. De acordo com a redação da matéria, tal proposta visa a regulamentação da alocação de recursos públicos ao patrocínio de eventos e projetos realizados pela iniciativa privada que potencializem o desenvolvimento socioeconõmico, turístico e cultural no âmbito municipal, sempre visando à melhor gestão dos gastos públicos, além da adequada e correta aplicação da marca do Município.
Em seguida, será apreciado o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 152/2018 que autoriza o município a firmar termo de cooperação com o Estado do Rio Grande do Sul para a conjugação de esforços entre os participes para o incremento das ações de polícia ostensiva com a utilização do sistema de videomonitoramento. Com a aprovação desse projeto, o município firmará Termo de Cooperação com o Estado do Rio Grande do Sul, para que possa realizar o espelhamento das câmeras de Videomonitoramento para controle de tráfego e Videomonitoramento de trânsito do Município.
Depois, os vereadores devem votar o Projeto de Lei Ordinária nº 154/2018 que altera o §2° do art. 4° da Lei Municipal n° 2.819/1999. A alteração versa sobre a instituição do fundo de aposentadoria e pensão do servidor público municipal de Bento Gonçalves — FAPSBENTO e instituição de contribuição de custeio. E conforme a justificativa do projeto, se faz necessária, uma vez que atualmente a correção está vinculada ao Código Tributário e gera divergência de entendimento com relação a forma de correção do valor, o que já foi inclusive objeto de discussão administrativa junto ao Ministério da Previdência.
Na sequência, será apreciado o Projeto de Lei nº 155/2018 que altera o parágrafo único do art. 6° da Lei Municipal n° 2.797/1999. Tal proposta, versa sobre a criação do Fundo Municipal de Saúde. De acordo com a justificativa do projeto, a alteração se faz necessária, pois a destinação das receitas do Fundo Municipal não podem ser exclusivamente e somente para Vigilância Sanitária, vez que o Município deve assumir a gestão e execução das ações de Vigilância em Saúde realizadas no âmbito local, compreendendo as ações de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, de acordo com as normas vigentes e pactuações estabelecidas.
Também será apreciado pelos vereadores o Projeto de Lei Ordinária nº 157/2018 que autoriza o município de Bento Gonçalves a desafetar e permutar áreas de terra com Luís Carlos Giordani e Zeli Cordeiro Giordani. Conforme a justificativa da matéria, a referida permuta tem por objetivo possibilitar que o Município instale uma academia de saúde no Vale dos Vinhedos, para que possa melhor servir melhor a população daquela região, com uma ária pública de lazer.
As demais matérias da pauta da ordem do dia, são requerimentos de autoria parlamentar. O Requerimento nº 27/2018 de autoria dos vereadores Rafael Pasqualotto (PP), Jocelito Leonardo Tonietto(PDT), Neri Mazzochin (PP), Paulo Roberto Cavalli – Paco (PTB), Sidinei da Silva (PPS) e Volnei Christofoli (PP), solicita esclarecimentos referente ao prazo final de inscrição para concorrer aos cargos da Mesa Diretora.
Já o Requerimento nº 28/2018 de autoria dos vereadores Eduardo Virissimo (PP), Rafael Pasqualotto (PP) e Valdemir Marini (PTB) pede para que seja apreciado pelo plenário as homologações das inscrições efetuadas até a data de 26 de Outubro de 2018 para cargos da eleição da Mesa Diretora biênio 2019/2020.
E por fim o Requerimento nº 29/2018 de autoria do vereador Marcos Barbosa (PRB), pedindo o reconhecimento da intempestividade, apuração da observância da formalidade procedimental e por consequência o indeferimento, das candidaturas realizadas pelos vereadores Rafael Pasqualotto (Presidente), Jocelito Leonardo Tonietto (vice-presidente), Neri Mazzochin (vice-presidente), Sidinei da Silva (segundo secretário), Paulo Roberto Cavalli (primeiro secretário) e Volnei Christofoli (segundo secretário) para as eleições na Mesa Diretora biênio 2019/2020.
A Sessão Ordinária, aberta à participação da comunidade, é transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento, no Canal 16 da NET, pelo site da Câmara, pelo Youtube e pelo Facebook.
Corede Serra mobiliza região para votar na Consulta Popular
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS