Um passeio pelos cenários, pessoas, objetos, artigos religiosos, vestuário, entre outras representações materiais, de Bento Gonçalves por meio de suas imagens revelam um universo rico e, por vezes, esquecido, do processo histórico da cidade. Essa é a proposta inicial da Oficina “Imagens do tempo: cultura, patrimônio e visualidades do acervo do Museu do Imigrante”, que está com inscrições abertas gratuitas. O curso tem quatro encontros, às terças-feiras, das 19h às 21h e conta com os protocolos sanitários vigentes nos Decretos estadual e municipal para a sua realização.
Ministrado pela historiadora e doutora em História, Cristine Tedesco, a ideia da oficina surgiu após uma visita à reserva técnica do Museu: “é uma oportunidade para conhecer o rico acervo visual da instituição, discutindo temas como história, arte, patrimônio, memória e cultura. Acredito que para a preservação e democratização desse acervo é preciso conhecê-lo, discuti-lo e analisar suas distintas representações, valorizando a arte, a memória e os saberes acerca do passado”.
O participante entra em contato com o processo histórico do município, onde há análise das imagens de diferentes suportes, como estampas, fotografias, esculturas, mobiliária e objetos do acervo será o principal eixo de investigação: “(as imagens) auxiliam no processo investigativo por nos possibilitarem conhecer os sistemas de pensamento dos contextos em que foram produzidas e seus usos ao longo da história. Nesse sentido, as imagens funcionam como testemunhos do passado e são portadoras do espírito da época”, pontua Tedesco.
Assim, os principais conteúdos discutidos na oficina são fundamentados na iconografia das coleções do Museu do Imigrante, com destaque para: imagens paisagísticas, representação de cenários, indumentárias, figura humana, natureza morta, iconografia religiosa e arquitetura.
Além disso, a oficina oportunizará orientações para a realização de um trabalho de análise individual voltado para a educação patrimonial: “ao longo das aulas, os inscritos serão orientados a selecionar uma obra do acervo e desenvolver uma pesquisa sobre as origens da imagem, contextualização, técnica utilizada, descrição da representação visual, bem como seu valor simbólico e cultural para a comunidade de Bento Gonçalves e região. Dessa forma, a oficina promove uma postura crítica a respeito do acervo visual e histórico do Museu do Imigrante, contribuindo para fortalecer noções de pertencimento, evidenciando transformações e permanências nas manifestações que expressam identidades culturais. Penso que este curso de educação patrimonial será de grande valor para a preservação do acervo, tanto no que se refere ao conhecimento construído ao longo das aulas, como também seus possíveis desdobramentos em futuros projetos de restauração de imagens e exposições”, ressalta Cristine.
Programação:
1. Questões introdutórias – valorização e preservação dos patrimônios visuais do Museu do Imigrante.
2. Conhecendo as coleções do acervo – apresentação de distintos suportes de imagens: estampas, fotografias, esculturas, mobiliário e objetos do acervo.
3. Análise de temas representados nas imagens do acervo: figura human, indumentárias, iconografia religiosa, arquitetura, representação de cenários, imagens paisagísticas e natureza-morta.
4. Apresentação de trabalhos de análise, com aplicação dos conhecimentos discutidos no decorrer do curso.
A Oficina “Imagens do tempo: cultura, patrimônio e visualidades do acervo do Museu do Imigrante” foi premiado e financiado pelo Edital PremiArte 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves e do Conselho Municipal de Política Cultural. E conta com o apoio do Museu do Imigrante e Ártemis – História, Arte e Cultura.
Serviço
O que: Oficina “Imagens do tempo: cultura, patrimônio e visualidades do acervo do Museu do Imigrante”
Período: 09 a 30 de Novembro de 2021
Horário: das 19h às 21h – terças-feiras
Local: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Inscrições no link https://forms.gle/HhjAsNkM1twbzD9Q9
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Arte: Divulgação/ Oficina “Imagens do tempo: cultura, patrimônio e visualidades do acervo do Museu do Imigrante”
(RM)
Sepultado em Bento, um dos policiais mortos em acidente na BR-116, em Caxias do Sul
Bento: SCFV balão mágico recebe revitalização
SAMU realiza treinamento em primeiros socorros em Bento