Nesta segunda-feira, 23, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, por meio do Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural, e a Emater-RS/Ascar Bento Gonçalves promoveram a primeira oficina prática de gastronomia funcional, na comunidade de Faria Lemos.
A atividade, que contou com a participação de 14 mulheres, integra o Plano de Ação Socioassistencial – Defesa e Garantia de Direitos, coordenado pela Emater, cujo objetivo é incentivar a melhoria na qualidade da alimentação das famílias, promovendo saúde às comunidades do interior.
Na oportunidade, foram feitas receitas de doces, salgados e sucos com ingredientes saudáveis, acessíveis e que são produzidos na propriedade, como gengibre, açafrão, alho-poró, batata doce, entre outros, como forma de incentivar o resgate de hábitos alimentares saudáveis com produtos produzidos na propriedade.
A oficina foi ministrada pela nutricionista da Secretaria da Agricultura, Caroline Tessaro, e pela extensionista social da Emater, Maria de Lourdes Pancotte. Em agosto, a comunidade também recebeu um bate-papo sobre cuidados com a alimentação. O tema da conversa foi à associação da alimentação às doenças crônicas tais como diabetes, hipertensão, osteoporose, dentre outras.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação/SMDA
Defesa Civil realiza coleta de assinaturas para instalação de Pluviômetros em Bento Gonçalves
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves