Na manhã desta sexta-feira, 2, o setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde promoveu um encontro na Fundação Casa das Artes com cirurgiões dentistas que prestam atendimento ao serviço público.
A atividade educativa tem por objetivo capacitar os cirurgiões-dentistas da Atenção Básica para o atendimento odontológico do paciente infantil, baseado em evidências científicas. Na ocasião foram abordadas estratégias para o controle da doença cárie, o atendimento clínico em casos com comprometimento pulpar e a prescrição medicamentosa em Odontopediatria.
Estiveram ministrando a palestra os professores Dr. Paulo Floriani Kramer e sua esposa Simone Helena Ferreira. Ele é graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Defendeu título de Mestre e Doutor em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo na área de concentração de Odontopediatria. Atualmente é professor do Programa de Graduação e Pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) do Curso de Odontologia na Universidade Luterana do Brasil, em Canoas. Professor do Curso de Odontologia da Escola de Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Dra. Simone é graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com especialização em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo e Ortodontia pela Universidade Luterana do Brasil-Canoas. Defendeu título de Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil. Possui habilitação em Analgesia relativa ou Sedação consciente com Óxido nitroso e Habilitação em Odontologia hospitalar. Atualmente é professora adjunta no Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil atuando principalmente nas áreas de Clínica Infantil, Bebês e pacientes com deficiências. É coordenadora do projeto de extensão “Conquistando Saúde: Atendimento odontológico de pessoas com deficiência”.
De acordo com a coordenadora do setor, Giovana De Bacco, a atenção à Saúde Bucal no serviço público vem sofrendo transformações ano a ano e o Setor foi aderindo às mudanças. “Hoje são três pilares de trabalho: o Programa de Prevenção à Doença Cárie, atingindo mais de 10% da população do município em 62 escolas; os atendimentos na Atenção Básica, contando com oito equipes de Saúde Bucal ativas e atendimentos em mais 11 unidades; e o serviço especializado. Também é realizado atendimento Odontológico Domiciliar. Foi inaugurado o Centro de Especialidades Odontológicas Tipo I, contemplando além das especialidades de Endodontia, Periodontia, Estomatologia e Cirurgias de médio porte, atendimentos de Odontopediatria. Também aderimos à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no mês passado”, explica.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Laura Kirchhof
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor