Nos últimos dois meses da pandemia do novo coronavírus, a taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto no Rio Grande do Sul se manteve estável, não passando da casa dos 80%. Conforme o sistema de monitoramento de leitos da Secretaria da Saúde do Estado (SES), nos últimos 60 dias, as taxas oscilaram entre a mais baixa, de 68,8% em 28 de junho, e a mais alta até agora, de 78,3 %, na sexta-feira passada, 14 de agosto. Os leitos de UTI monitorados atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede privada.
Conforme o mapa de leitos da SES (https://covid.saude.rs.gov.br/), a rede hospitalar do Estado dispõe, até a tarde desta segunda-feira (17), de um total de 2.481 leitos de UTI adulto onde estão internados 1.920 pacientes, representando uma taxa de 77,4% de ocupação. Dos pacientes internados nas UTIs do RS, 736 são confirmados com a Covid-19 e 235, suspeitos de portarem a doença.
Na opinião da diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), Lisiane Fagundes, este índice mostra que, “mesmo que o número de internações em UTI de pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 tenha praticamente triplicado neste período, com a ampliação do número de leitos em todas as regiões, foi possível manter a taxa sob controle”.
De acordo com a diretora, esses índices resultam do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado desde março de 2020. “Diante da situação de emergência e calamidade pública decretada pelo governador Eduardo Leite, elaboramos o plano de contingência hospitalar, junto com a implementação do modelo de distanciamento controlado”, afirmou Lisiane.
Desde o início da pandemia, o Estado já aumento em 90% o número de leitos de UTI SUS (de 933 para 1.765 leitos). A meta é chegar a 1.909 leitos de UTI habilitados pelo Ministério da Saúde, representando um aumento de 105% na capacidade instalada de vagas pelo SUS no Estado. Entre leitos de UTI das redes pública e privada, nos últimos dois meses o crescimento foi de 23% (de 2.014 para 2.481).
A diretora Lisiane Fagundes diz, que mesmo com o esforço do poder público nas três esferas e com as parcerias com a iniciativa privada na ampliação da rede hospitalar, é importante que a população continue com os cuidados necessários de prevenção ao contágio ao coronavírus, evitando aglomeração, usando máscaras, lavando bem as mãos e seguindo as medidas de etiqueta respiratória.
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS COM MANDADO DE PRISÃO NO VILA NOVA, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE ESTRANGEIROS POR TRÁFICO DE DROGAS, EM SERAFINA CORRÊA
STF condena Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão