Observatório Social de Bento trabalha na captação de mantenedores

Com pouco menos de um mês, o Observatório Social de Bento Gonçalves (OSBG) conta com 12 mantenedores. São empresas e entidades comprometidas com o projeto que visa a justiça social e que estarão dando suporte financeiro para o andamento dos trabalhos. Entretanto, a instituição ainda precisa garantir 40% do valor mensal previsto em R$ 10 mil.

Para sensibilizar empresários e lideranças a participar do projeto, a comissão voluntária do OSBG vem apresentando a proposta para pequenos grupos com o objetivo de esclarecer dúvidas e explicar o funcionamento da operação, baseada no monitoramento da gestão pública de forma pró ativa, em busca da qualidade na aplicação dos recursos e na sustentabilidade do setor público em defesa da transparência. Isto significa que os processos licitatórios, por exemplo, serão acompanhados desde o início, de modo a agir preventivamente.

Interessados em conhecer mais profundamente o projeto podem solicitar uma reunião por meio do e-mail observatoriosocialbento@hotmail.com. A intenção, segundo o presidente do OSBG, Daniel Amadio, é alcançar o valor necessário até fevereiro, garantindo, assim, a continuidade das ações previstas no planejamento.

Ainda no primeiro trimestre deste ano, a instituição deverá contratar e capacitar um coordenador e definir e equipar sua sede. O início das atividades operacionais depende da realização dessas ações, que darão suporte e garantirão o sucesso dos trabalhos para que a primeira prestação de contas ocorra ao final do segundo quadrimestre de 2017, conforme previsto. “A constituição e operação do Observatório Social segue um processo de estruturação que demanda a sequência de uma série de etapas necessárias para sua efetivação”, destaca o presidente Daniel Amadio.

O Observatório Social é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos. Funciona como pessoa jurídica, em forma de associação, primando pelo trabalho técnico com uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação da licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço. A ação é preventiva no controle social dos gastos públicos. O OS atua em quatro eixos que são a Gestão Pública, a Educação Fiscal, o Ambiente de Negócios e a Transparência.

Mantenedores
Ascon Vinhedos
CDL de Bento Gonçalves
CIC de Bento Gonçalves
Conceitocom Brasil
Movergs
Real Assessoria Empresarial Ltda
SEC-BG
Sescon RS
SICOOB
Sicredi
Sindilojas
Sindmóveis
UCS

Apoio institucional e técnico
Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária
Associação Brasileira do Orçamento Público – Seção do RS
Associação dos Funcionários Aposentados do Tribunal de Contas do RS
Centro de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do RS
Conselho Regional de Administração
Conselho Regional de Contabilidade
Conselho Regional de Corretores de Imóveis
Conselho Regional de Economia
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Contadoria e Auditoria Geral do Estado do RS
Controladoria-Geral da União
Fervi
Instituto Sagres
Ministério Público de Contas do RS
Ministério Público do Estado do RS
Ordem dos Advogados do Brasil
Tribunal de Contas da União
Tribunal de Contas do Estado do RS

 

Fonte: Conceitocom Brasil

Foto: Arquivo / Rádio Difusora

error: Conteúdo Protegido