As prefeituras de Nova Petrópolis e Picada Café se reuniram com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Porto Alegre, para tratar das obras de recuperação da BR-116. Os trechos entre Nova Petrópolis e Picada Café e entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul enfrentam avarias e desmoronamentos causados por fortes chuvas e enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul nos últimos anos.
Atualmente, o tráfego entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul ocorre em meia-pista, com intervalos de 25 minutos. Já o trecho entre Nova Petrópolis e Picada Café também opera em meia-pista, mas com intervalos de 10 minutos. O DNIT realiza obras emergenciais para normalizar o fluxo nessas regiões, já que os transtornos vêm gerando impactos econômicos e sociais significativos para os municípios.
A reunião contou com a presença do diretor do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, e de comitivas das prefeituras de Nova Petrópolis e Picada Café. Durante o encontro, foi informado que etapas das obras em ambos os trechos serão finalizadas ainda em janeiro, com o reposicionamento das sinaleiras para reduzir os tempos de espera. Um cronograma definitivo para as obras no Estado será apresentado em fevereiro. A previsão do DNIT é de que o sistema de Siga e Pare seja completamente eliminado nas rodovias gaúchas até 2025, com a conclusão total das obras em 2026.
O diretor do DNIT destacou a preocupação com o trecho entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, que já havia recebido contenções em 2016, mas voltou a apresentar movimentações no solo. O órgão realiza monitoramento quase diário e prepara novas intervenções para evitar novos desmoronamentos.
Estiveram presentes na reunião, representando Nova Petrópolis: o prefeito Daniel Carlos Michaelsen, o vice-prefeito Alexandre da Silva, o secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação Cláudio Ricardo Boff e o vereador João Batista. Por Picada Café, participou o prefeito Daniel Rückert. Também marcaram presença o deputado Elton Weber, o presidente do Contur Hortênsias, Daniel José Hillebrand, além de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP).
As obras representam uma expectativa positiva para a retomada econômica e a melhoria da qualidade de vida na região, que depende do restabelecimento pleno do tráfego na BR-116.
Foto: Marco Dieter/Assessoria de Comunicação Picada Café
Atuação da PGE-RS garante economia de quase R$ 2,5 bilhões aos cofres do Estado
Diocese de Caxias do Sul disponibiliza os episódios da série documental dos 90 anos em arquivo único
Dom José Gislon – Amar e partilhar a vida