“OBMEP em Sala de Aula”, da Escola Alfredo Aveline, vence Prêmio de Boas Práticas da Editora Moderna na Categoria Anos Finais

Projeto foi desenvolvido ao longo de 2024 com alunos de 8º anos da EMEM Alfredo Aveline

Na noite desta segunda-feira (10), ocorreu em São Paulo, a 6ª Edição do Prêmio de Boas Práticas Pedagógicas. Na ocasião, o projeto “OBMEP em Sala de Aula – Resolução de problemas e oportunidade” venceu na categoria Anos Finais, tendo concorrido com outros dois do Estado de São Paulo. É o segundo ano consecutivo que a rede pública de ensino é condecorada, sendo que no ano passado “A Vida em Foco! Mãos pequeninas que transformam o mundo”, da professora Josiane Pagani, aplicado na EMI Bom Pastor, tinha ganhado na Categoria Educação Infantil.

O projeto foi empreendido durante o ano de 2024 na EMEM Alfredo Aveline, de Bento Gonçalves com 72 alunos de 8º ano. Nessa trajetória, o professor Rafael Perin aplicou a metodologia da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e do material do SET Brasil envolvendo a resolução de problemas, incentivando o raciocínio lógico, a oratória e organização de cálculos.

Em sua fala, Rafael enfatizou a dedicação dos alunos no percurso proposto. “Obrigado Soluções Moderna, pela oportunidade e reconhecimento. Quero dedicar o prêmio aos meus alunos. Eles precisam de oportunidade e incentivo, muitas vezes não sabem das possibilidades, e o professor precisa fazer isso. Esse reconhecimento é ainda mais especial, porque é como professor da escola que fui aluno. E hoje, eu posso oportunizar aos estudantes projetos que eu gostaria de ter tido como aluno. Também agradeço a Secretaria de Educação e a EMEM Alfredo Aveline por apoiarem a iniciativa”.

A Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, destaca sobre de como o reconhecimento expressa a dedicação de buscar novas abordagens para o ensino-aprendizagem. “A educação de Bento Gonçalves é destaque mais uma vez. O prêmio mostra o quanto nossos professores se esforçam para manter e melhorar sempre mais a qualidade do ensino do município, e ampliando o repertório de ensino, de atividades que ampliam o conhecimento e, consequentemente, a formação do estudante. Parabéns ao professor Rafael, aos alunos e a escola EMEM Alfredo Aveline”.

A Editora Moderna custeou as despesas do professor Rafael Perin e do Diretor de Gestão da Secretaria de Educação, Luís César Minozzo.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG