O Código de Trânsito brasileiro, de 1997, dedicou uma semana inteira para debater o papel da educação para a segurança no trânsito. Todos os anos, entre 18 e 25 de setembro, entidades de todo o País realizam atividades para chamar a atenção da sociedade sobre o tema. Neste ano, a OAB/RS entrou nessa luta e lançou a campanha Antes de sair tome uma decisão: ou você bebe, ou você dirige! O evento ocorreu no começo desta semana, na sede da Ordem gaúcha.
Na ocasião, foi apresentado o vídeo para exibição e compartilhamento nas redes sociais. Durante a campanha, serão entregues camisetas aos ‘motoristas da rodada’ encontrados durante as blitz. Além disso, tendo em vista a educação no trânsito e mudança de cultura, palestras em escolas serão realizadas.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, falou da importância da Comissão de Trânsito e afirmou que levará o tema para o Colégio de Presidentes, na próxima quinta (22). “A Ordem com sua representatividade atuará na prevenção, como fonte de informação à cidadania, seja âmbito municipal, estadual ou federal. Assim, também criamos a Comissão de Trânsito para que a OAB pudesse também ter acento com todas as JARIs. A educação no trânsito é um tema que beneficia a sociedade civil na evitabilidade e redução da estatística de morte”, disse.
O presidente da Comissão Especial de Direito do Trânsito da OAB/RS e coordenador da campanha, Ezequiel Vetoretti, acredita se tratar de uma demanda que envolve mudança de cultura. “É possível mudar essa cultura através do resgate de valores e não através do medo de uma punição. As pessoas precisam compreender que não podem beber e dirigir porque isso é errado, e não apenas porque a lei determina. Os motoristas não devem ter medo, mas vergonha de dirigir embriagados. Esse é o mote da nossa campanha”, explica.
26% dos motoristas dirigem alcoolizados
Os números preocupam: acada quatro motoristas brasileiros, um admite consumir bebida alcoólica e dirigir, segundo pesquisa, realizada em agosto, com condutores de todo o País, encomendada pela Companhia Concessionária de Rodovias (Arteris) e realizada pela Limite Consultoria e Pesquisa. O Estudo ainda afirma que 26% dos motoristas dirigem alcoolizados. Deste montante, 30,7% são homens, enquanto 18,3% são mulheres.
Os números ainda mostram que 68,9% dos entrevistados consideram o trânsito brasileiro perigoso e a cada cinco pessoas, uma tem históricos relacionados àfamiliares mortos no trânsito. Mais de 60% afirmam que sempre respeitam as leis de trânsito, no entanto, 30% deles receberam multa no último ano. A pesquisa foi divulgada em setembro de 2016.
Também estavam presentes o vice-presidente de Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), Edson Luis da Cunha e o Secretário adjunto da Empresa pública de transporte de circulação (EPTC), Marcelo Soletti.
Fonte: OAB-RS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves