Na última semana, repercutiu na mídia a pesquisa que mostrou que a Ordem dos Advogados do Brasil é a instituição mais confiável da sociedade civil no Brasil, com índice de confiança de 66% dos brasileiros. A informação faz parte do Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro, contratado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
A OAB obteve o melhor resultado na avaliação entre empresas e organizações, ficando na primeira colocação à frente das empresas privadas (56%), dos movimentos sociais (49%), dos sindicatos (35%) e dos partidos políticos (14%). O estudo mostra ainda que entre os poderes da República, o Judiciário possui a melhor avaliação, com índice de confiança de 52%, à frente do Executivo (34%) e do Legislativo (19%).
Para o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, esse reconhecimento aumenta a responsabilidade e a coragem de lutar em defesa da sociedade brasileira. “A pesquisa mostra para a advocacia a importância do nosso papel de defender a sociedade civil, quanto esse papel institucional da Ordem é respeitado pelo cidadão. É um fator de prestigio para a advocacia, que está bem avaliada individualmente pela pesquisa e nos dá um ânimo para continuar trabalhando, saber que estamos no caminho certo e encerrar este ano, que foi um ano difícil, mas com a certeza de que trabalhamos pelo fortalecimento da advocacia, da Ordem dos Advogados e acima de tudo pelo bem da sociedade, pelo bem do Brasil”, disse Santa Cruz.
A pesquisa foi encomendada pela AMB e realizada pela Fundação Getúlio Vargas, no período de agosto de 2018 a outubro de 2019. O estudo ouviu mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos. A coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça, com subcoordenação da presidente da AMB, Renata Gil.
Os resultados da pesquisa foram destacados em diversas publicações.
Fonte: OAB
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor