Depois de Pinto Bandeira, na semana passada, Bento Gonçalves recebeu na noite de quarta-feira, dia 13, no salão paroquial da Igreja Santo Antônio, o segundo lançamento da obra “O Livro do Capitel”. A publicação foi produzida pelo jornalista, escritor e produtor cultural, Fabiano Mazzotti.
O evento contou com boa presença da comunidade, autoridades políticas, como o secretário da Cultura Evandro Soares, autoridades religiosas, na presença do padre Júlio Giordani, imprensa, entre outros.
A noite iniciou com o vídeo de apresentação da obra e seguiu com o pronunciamento dos envolvidos. Mazzotti percorreu milhares de quilômetros para captar imagens e conhecer as motivações das pequenas capelas existentes à beira de estradas. O projeto engloba além de Pinto Bandeira, Monte Belo, Santa Tereza e Bento Gonçalves e reúne a história de 113 capitéis.
O trabalho conta com o suporte de uma pesquisa organizada pelas professoras Carmelina Ferrari, Leonides Ferrari, Loiva Carraro, Nelcy Ballista e Sueli Ferrari. O livro apresenta histórias de 113 oratórios que retratam motivações da existência da cada capitel e além de constar numa obra impressa, apresenta uma versão sonora. O trabalho conta também com um CD com a gravação de todas as histórias que oferece acesso do conteúdo a pessoas portadoras de deficiência visual.
Nesta quinta-feira, o lançamento ocorre na Prefeitura Municipal, às 20 horas. Na próxima semana ocorre o último lançamento, na cidade de Monte Belo do Sul, em evento que ocorre no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Francisco de Assis, também às 20 horas.
Fotos: Rádio Difusora e Augusto Tomasi (Vagão Filmes).
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor