Segundo a Receita Federal, 13 mil grandes empresas e 11,5 milhões de trabalhadores já completaram a migração para a plataforma do eSocial. Neste mês, 1,24 milhão de médias empresas e 21 milhões de trabalhadores desse nicho também passaram a fazer parte do sistema informatizado de prestação de informações. Pensando em esclarecer as dúvidas, a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), realizou palestra sobre estratégias para atendimento do eSocial, com Roque Puiatti. O encontro ocorreu na manhã de quinta-feira, 14, no auditório da associação.
O objetivo foi informar e orientar gestores sobre os trâmites do eSocial de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A explanação foi proferida pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, mestre em Segurança de Processos e Prevenção de Perdas, e auditor do Ministério do Trabalho por mais de 30 anos, Roque Puiatti. O profissional apresentou exemplos de incorreções no preenchimento e seus impactos e promoveu o debate sobre estratégias para implementação e atendimento do eSocial SST nas micro e pequenas empresas.
De acordo com Puiatti, o ponto de partida é entender que a legislação trabalhista e previdenciária não mudou. O que ocorreu foi a padronização da forma de envio dos eventos trabalhistas e previdenciários. As empresas precisam se organizar articuladamente para que as informações da empresa correlacionem com o escritório contábil e o jurídico. “O eSocial não é algo novo. Existe em todo o mundo, não com esse nome, mas com a mesma função, que é cruzar as informações a ponto de otimizar a máquina pública”, disse o especialista.
O e-social exige o preenchimento de 2.757 campos e cria 1.200 interações – 33% explícitas e 67% automáticas, devido ao cruzamento de dados. “O que vai acontecer é a pessoa declarar que ganha R$ 3 mil ao mês, porém o cartão de crédito apontará um valor de gastos bem maior. Vai fechar o ciclo. A Receita Federal vai querer saber de onde vem esse dinheiro não especificado”, observou Puiatti.
Interessados em mais informações de como se adequar ao eSocial podem entrar em contato com a Unimed – parceira na realização da palestra, pelo e-mail: anapaula@unimed-ners.com.br ou (54) 3220-2061.
Foto: Priscila Boeira
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana