Confira as principais dicas da Nutricionista da Unidade Básica de Saúde de Cotiporã, Tais Toazza, para cuidar da sua alimentação e garantir sua imunidade, diante a pandemia do novo coronavírus, Covid-19.
“Além das recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde, manter uma alimentação saudável e adequada é um fator de extrema importância para o fortalecimento do sistema imunológico, responsável por proteger nosso organismo contra bactérias e vírus, como é o caso do Covid-19.
Neste período, recomenda-se aumentar o consumo de nutrientes, os quais irão modular a resposta imune do corpo, auxiliando a prevenir o desenvolvimento de diversas doenças.
Consuma frequentemente legumes, frutas e verduras para garantir o aporte de micronutrientes e fitoquímicos da sua alimentação.
– A Vitamina A está envolvida em várias funções que auxiliam no sistema imunológico e pode ser encontrada na gema de ovo, cenoura, abóbora e mamão;
– Invista em fontes de Vitamina C, encontrada principalmente nas frutas cítricas, tais como limão, laranja, tangerina, morango, acerola, kiwi e goiaba;
– Vitamina D: Apresenta efeitos imunomoduladores sobre as células do sistema imunológico. Fontes: luz solar, leite, ovos, peixes, óleo de fígado de bacalhau.
– O Selênio é um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir doenças e a fortalecer o sistema imunológico. Pode ser encontrado na Castanha do Pará e em ovos.
– O Zinco é um mineral que está diretamente ligado ao sistema imune, ele é encontrado em carnes, laticínios, semente de girassol e gergelim.
– Saúde intestinal: nosso intestino é responsável por 80% do sistema imunológico. Inclua probióticos (alimentos e bebidas fermentadas- iogurte, Kefir, Kombucha) e prébióticos (cebola, alho, tomate, banana, aveia, centeio chicória, aspargos, trigo e cebola), eles irão contribuir para o equilíbrio da flora intestinal.
– Utilize alho, tomilho e cúrcuma nas preparações. A cúrcuma é antioxidante e anti-inflamatória, auxilia no mecanismo de fortalecimento de defesa do organismo. Sugestão: Preparo de azeite de oliva aromatizado com alho, tomilho e orégano.
– A higiene de frutas e hortaliças você deve fazer sempre assim que chegar do supermercado, mas neste período atenção redrobrada para não corrermos o risco de possível contaminação por microorganismos.
– Outros hábitos saudáveis como: boa hidratação, prática regular de atividade física, manter o sono em dia e controlar o estresse, são imprescindíveis para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico.”
– Tais Toazza, Nutricionista da Unidade Básica de Saúde de Cotiporã
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha