Confira as principais dicas da Nutricionista da Unidade Básica de Saúde de Cotiporã, Tais Toazza, para cuidar da sua alimentação e garantir sua imunidade, diante a pandemia do novo coronavírus, Covid-19.
“Além das recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde, manter uma alimentação saudável e adequada é um fator de extrema importância para o fortalecimento do sistema imunológico, responsável por proteger nosso organismo contra bactérias e vírus, como é o caso do Covid-19.
Neste período, recomenda-se aumentar o consumo de nutrientes, os quais irão modular a resposta imune do corpo, auxiliando a prevenir o desenvolvimento de diversas doenças.
Consuma frequentemente legumes, frutas e verduras para garantir o aporte de micronutrientes e fitoquímicos da sua alimentação.
– A Vitamina A está envolvida em várias funções que auxiliam no sistema imunológico e pode ser encontrada na gema de ovo, cenoura, abóbora e mamão;
– Invista em fontes de Vitamina C, encontrada principalmente nas frutas cítricas, tais como limão, laranja, tangerina, morango, acerola, kiwi e goiaba;
– Vitamina D: Apresenta efeitos imunomoduladores sobre as células do sistema imunológico. Fontes: luz solar, leite, ovos, peixes, óleo de fígado de bacalhau.
– O Selênio é um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir doenças e a fortalecer o sistema imunológico. Pode ser encontrado na Castanha do Pará e em ovos.
– O Zinco é um mineral que está diretamente ligado ao sistema imune, ele é encontrado em carnes, laticínios, semente de girassol e gergelim.
– Saúde intestinal: nosso intestino é responsável por 80% do sistema imunológico. Inclua probióticos (alimentos e bebidas fermentadas- iogurte, Kefir, Kombucha) e prébióticos (cebola, alho, tomate, banana, aveia, centeio chicória, aspargos, trigo e cebola), eles irão contribuir para o equilíbrio da flora intestinal.
– Utilize alho, tomilho e cúrcuma nas preparações. A cúrcuma é antioxidante e anti-inflamatória, auxilia no mecanismo de fortalecimento de defesa do organismo. Sugestão: Preparo de azeite de oliva aromatizado com alho, tomilho e orégano.
– A higiene de frutas e hortaliças você deve fazer sempre assim que chegar do supermercado, mas neste período atenção redrobrada para não corrermos o risco de possível contaminação por microorganismos.
– Outros hábitos saudáveis como: boa hidratação, prática regular de atividade física, manter o sono em dia e controlar o estresse, são imprescindíveis para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico.”
– Tais Toazza, Nutricionista da Unidade Básica de Saúde de Cotiporã
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS