Na manhã desta quarta-feira (10), a Secretaria de Saúde (SMS) de Bento Gonçalves, através do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), realizou uma capacitação, com o debate acerca de dois temas. Na primeira parte, foi abordado sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), contando com a participação do médico Amauri Vargas e da coordenadora do TeAcolhe Stéfani Schumacher. Na segunda parte da manhã, foi abordado sobre sinais de sintomas de urgência em bebês, ministrado pela médica pediatra e coordenadora do serviço Materno-Infantil do Hospital Tacchini, Simone Caldeira Silva.
A profissional orientou quanto aos sinais de alarme que são importantes e devem ser levados em consideração no atendimento dos recém-nascidos, crianças em todos nossos serviços de saúde e manejos iniciais ao atendimento da criança de risco. A atividade ocorreu no auditório do Complexo Administrativo.
A médica Paula Coghetto Pertile também esteve presente na atividade e comentou que “o intuito foi de qualificar cada vez mais os profissionais da Rede de Atenção em Saúde, orientando quanto aos fluxos de encaminhamento ao TeAcolhe e melhorar tanto o diagnóstico quanto a abordagem inicial no atendimento a essa condição”.
A enfermeira e coordenadora do NUMESC, Núbia Beche Lopes, destaca que “o trabalho desses temas junto aos profissionais de saúde fazem muita diferença. Foi uma manhã proveitosa, em que tivemos excelentes profissionais abordando assuntos de extrema importância. Essa atividade também é um reforço a mais para os nossos profissionais da rede, pois é a oportunidade de cada um se qualificar ainda mais”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves