Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil terão atendimento telefônico unificado
O conhecido número telefônico 190 será o único de emergência para atendimento da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil. O decreto de unificação dos serviços das três instituições foi assinado, entre outras medidas para a segurança pública, na manhã desta quinta-feira pelo governador José Ivo Sartori durante solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
O secretário Cezar Schirmer espera que futuramente faça parte o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atende atualmente pelo 192. “Aqui no RS temos dezenas de números para diferentes tipos de emergência o que obviamente é uma confusão e tem custos adicionais”, observou. “Queremos o SAMU”, enfatizou.
Outro decreto assinado cria 31 Centros Integrados de Operações e Emergências (CIOPEs) que serão responsáveis pelo atendimento de ocorrências urgentes ou emergenciais, além de videomonitoramento, sendo interligados com o Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Durante a cerimônia foi apresentado o Plano Estratégico da Segurança Pública 2019-2029 que contempla uma política para a área nos próximos dez anos no RS. O documento será protocolado na Assembleia Legislativa para deliberação e votação do parlamento gaúcho no próximo ano. Elaborado pela equipe técnica da SSP, o planejamento teve a participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e da Superintendência dos Serviços Penitenciários, tendo como foco a redução dos indicadores de criminalidade, a valorização dos servidores e reestruturação de todo o aparato da segurança pública.
“Precisamos de políticas de Estado e não de Governo”, lembrou, acrescentando que entregará o documento ao sucessor da pasta. “Obviamente ele poderá alterar ao sabor de uma construção”, disse.
Houve ainda a assinatura do decreto que transforma o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) em Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Já as três unidades do Batalhão de Operações Especiais — 1ºBOE de Porto Alegre, 2ºBOE de Santa Maria e 3ºBOE de Passo Fundo — passam a chamar-se a partir de agora Batalhão de Polícia de Choque.
Na solenidade foi oficializado também o termo de cooperação entre a SSP e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), a empresa Veppo (que administra a Estação Rodoviária de Porto Alegre) e a Polícia Federal nas áreas de tecnologia, videomonitoramento e integração.
“Vamos integrar todas as câmeras para consolidar o cercamento eletrônico”, explicou o secretário. O governador José Ivo Sartori assinou igualmente um decreto que institui as carteiras de identidade funcionais de guardas municipais e agentes de trânsito. Na próxima semana haverá entrega de cerca de 200 viaturas para as instituições da SSP.
Fonte e foto: Correio do Povo
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro