A REBRAENSP (Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente) busca estabelecer estratégias de articulação e cooperação técnica entre instituições de saúde e educação, a fim de promover a segurança do paciente e aprimorar a formação e atuação dos profissionais da área de enfermagem. Além disso, a participação no grupo é aberta a todos os profissionais da equipe de enfermagem, assim como a profissionais de outras áreas da saúde e afins, bem como estudantes de escolas técnicas e de graduação.
“Queremos promover a troca de experiências entre os serviços de saúde de toda a região e desenvolver ações voltadas à segurança do paciente nas organizações de saúde, escolas, universidades, programas e organizações não governamentais. Nosso objetivo principal é prevenir danos e fortalecer as práticas de assistência ao paciente”, enfatiza Natália.
A criação do Núcleo Bento Gonçalves da REBRAENSP deve ampliar ainda mais as discussões sobre políticas e práticas de segurança do paciente nas instituições de saúde da região. A troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais, aliada ao estabelecimento de diretrizes e protocolos de segurança, ainda deve contribuir para a promoção de uma assistência de enfermagem mais segura e de qualidade.
Com a participação aberta a profissionais e estudantes da área da saúde, a expectativa é que o Núcleo Bento Gonçalves da REBRAENSP se torne um espaço de referência para o desenvolvimento de estratégias e ações voltadas à segurança do paciente, colaborando para o aprimoramento contínuo da prática de enfermagem e o bem-estar dos pacientes na região de Bento Gonçalves.
A expectativa é que sejam realizadas reuniões mensais do núcleo. A próxima deve ser agendada ainda para agosto.
Fonte e foto: Imprensa Tacchini
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor