A REBRAENSP (Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente) busca estabelecer estratégias de articulação e cooperação técnica entre instituições de saúde e educação, a fim de promover a segurança do paciente e aprimorar a formação e atuação dos profissionais da área de enfermagem. Além disso, a participação no grupo é aberta a todos os profissionais da equipe de enfermagem, assim como a profissionais de outras áreas da saúde e afins, bem como estudantes de escolas técnicas e de graduação.
“Queremos promover a troca de experiências entre os serviços de saúde de toda a região e desenvolver ações voltadas à segurança do paciente nas organizações de saúde, escolas, universidades, programas e organizações não governamentais. Nosso objetivo principal é prevenir danos e fortalecer as práticas de assistência ao paciente”, enfatiza Natália.
A criação do Núcleo Bento Gonçalves da REBRAENSP deve ampliar ainda mais as discussões sobre políticas e práticas de segurança do paciente nas instituições de saúde da região. A troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais, aliada ao estabelecimento de diretrizes e protocolos de segurança, ainda deve contribuir para a promoção de uma assistência de enfermagem mais segura e de qualidade.
Com a participação aberta a profissionais e estudantes da área da saúde, a expectativa é que o Núcleo Bento Gonçalves da REBRAENSP se torne um espaço de referência para o desenvolvimento de estratégias e ações voltadas à segurança do paciente, colaborando para o aprimoramento contínuo da prática de enfermagem e o bem-estar dos pacientes na região de Bento Gonçalves.
A expectativa é que sejam realizadas reuniões mensais do núcleo. A próxima deve ser agendada ainda para agosto.
Fonte e foto: Imprensa Tacchini
PG
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação