Na tarde desta segunda-feira, 19, a Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal dos Povos de Matriz Africana realizaram uma reunião virtual para a eleição dos cargos do Conselho. O gestor de recurso humanos e religioso, Carlos Gorga, também conhecido como Kakau, foi eleito o presidente do órgão; para a vice-presidência, foi reconduzido ao cargo o Secretário de Cultura Evandro Soares; e como secretário-geral foi eleito o Marcus Flávio Dutra Ribeiro, do Movimento Negro Raízes.
Gorza, que vai atuar no biênio 2021/2023, destaca o compromisso com as pautas do Conselho: “sinto-me extremamente honrado em tomar posse, como presidente, desse egrégio Conselho. Cabe dizer que me sinto preparado para assumir tamanha responsabilidade e reitero o meu compromisso de fazer valer com qualquer instrumento que vise não apenas a promoção, mas a afirmação e reafirmação do espaço, da cultura afro-brasileira e africana”.
No início de maio foi realizada a 2ª Conferência dos Povos de Matriz Africana que a participação de 90 pessoas. Na ocasião, a então presidente do Conselho Lisiane Pires apresentou as ações do órgão do biênio 2019/2021. Após as apresentações, foi realizada a eleição dos novos conselheiros e suplentes. De acordo com a Lei, o Conselho é composto por dez representantes, sendo cinco da Sociedade Civil e cinco do Poder Público. Os representantes eleitos da Sociedade Civil foram:
Centro de Umbanda Caboclo Pena Dourada e Nana Buruquê
Titular: Carlos Gorga – Suplente: Rafael Mazzini
Ilê Odé Tindê
Titular: Tatiane da Rosa – Suplente: Vanderson Rodrigues Martins
CEU Oxum e Ogum Beira-Mar
Titular: Anahi Cardoso Miranda – Suplente: Imar Alberto Pires Nunes Netto
Movimento Negro Raízes e Ilê Obi Ogum das Matas e Oxum Pandá
Titular: Marcus Flavio Ribeiro – Suplente: Daniel D’Agostini
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: SECULT / Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor