Desde março de 2015, o Hospital Tacchini de Bento Gonçalves oferece para pacientes conveniados ao Plano de Saúde Tacchimed e também via SUS (Sistema Único de Saúde), o mamógrafo digital. Equipamento que tem o objetivo de auxiliar na detecção detalhada de lesões nas mamas, na busca de um diagnóstico mais preciso.
O equipamento que também era oferecido em Porto Alegre e Passo Fundo, agora chega como nova opção para pacientes de 49 municípios da Serra Gaúcha.
Através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), o Hospital Geral de Caxias do Sul apresentou desde o último mês, um novo mamógrafo, com o investimento de mais de R$ 1,2 milhão, através da adesão de empresas como Marcopolo, Alelo, BRDE e Moneo. O serviço é oferecido 100% pelo SUS, através de uma Central de Regulação de consultas de exames, conforme a cota de cada município.
Para o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, “representa inovação. A paciente ao fazer a mamografia pode fazer também a sua biópsia. É inovador pelo SUS. Isto proporciona também uma ampliação do quantitativo de exames”, destacou.
Atualmente o Hospital de Caxias realiza cerca de 500 exames de mamografia por mês e com a nova tecnologia, é possível ampliar o quantitativo.
O médico do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini, Fernando Mariano Obst, destacou que o serviço consegue suprir a demanda necessária para Bento Gonçalves e cidades vizinhas. “Se existe alguma fila de espera, é só adequação de horários. A exemplo do que acontece com outros equipamentos diagnósticos, o mamógrafo é uma ferramenta que veio para ficar. É um caminho sem volta, porque nos proporciona recursos que permitem diagnósticos mais detalhados”, destacou.
Atualmente 41% das pacientes diagnosticadas já estão em estágios avançados, conforme informações do próprio Instituto do Câncer do Tacchini. O investimento na época do Hospital foi de cerca de R$ 1 milhão.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Bento Gonçalves escolhe projetos para Consulta Popular