Uma demonstração do infiltrômetro utilizado pela Embrapa Trigo, equipamento que mede a taxa de infiltração da água no solo, foi realizada na manhã desta segunda-feira (17/02) no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
Diferentes instituições, que devem formar uma parceria para o desenvolvimento de um banco de dados sobre os diferentes solos que o Rio Grande do Sul apresenta, estiveram presentes: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Emater-RS/Ascar, Seapi, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Embrapa.
“A ideia é reunir diferentes instituições que trabalham com o solo, nas áreas de pesquisa, extensão, setor público tanto federal quanto estadual, e juntos mapear os diferentes tipos de solo, a porosidade, os níveis de irrigação e erosão, criar um banco de dados e desenvolver políticas públicas que auxiliem os produtores rurais”, destaca o engenheiro agrônomo Giovani Faé, chefe adjunto da Embrapa Trigo.
Além dos cinco equipamentos adquiridos pela Embrapa com recursos do programa “Recupera Rural RS”, a Secretaria da Agricultura deve receber mais 10, provavelmente ainda no mês de março, que vão se aliar aos da Embrapa no desenvolvimento deste banco de dados.
“É um equipamento inovador, pois simplifica o processo de medição da infiltração de água no solo, eliminando a necessidade de cálculos manuais. E ao gerar estas informações, será possível recomendar práticas de manejo do solo para os produtores rurais visando qualificar o Sistema Plantio Direto no estado”, destaca o pesquisador do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Seapi, Jackson Brilhante. Segundo ele, o trabalho em rede com outras instituições vai permitir uma maior quantidade de informações que vão propiciar um diagnóstico mais assertivo para o produtor rural.
O diretor do DDPA, Caio Efrom, lembrou que, para a pesquisa, podem ser utilizadas as unidades de referência da Emater, que já tem parceria com o DDPA, e onde são desenvolvidos atualmente estudos nas áreas de plantio direto e redução das emissões de gases do efeito estufa.
Uma nova demonstração do uso do equipamento deve acontecer durante a Expodireto, que ocorre de 10 a 14 de março em Não-Me-Toque.
Texto: Maria Alice Lussani/Ascom Seapi
Fotos: Fernando Dias/Ascom Seapi
Material pedagógico Set Brasil traz novidades para alunos e professores
Sessão ordinária de segunda terá oito projetos em pauta
Governo estende período de consulta pública da concessão de rodovias do Bloco 2