Novo cemitério poderá ser alternativa para encerrar impasse em Pinto Bandeira

No final do mês de março, dia 29, aconteceu uma reunião entre representantes da Eletrosul, Mitra, Prefeitura de Pinto Bandeira, Administração do Cemitério e Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, para discutir a situação de um processo que está em andamento sobre construções de jazigos sob a faixa de servidão (Linha de Transmissão).

O pároco do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, padre Luiz Mascarelo, informou em entrevista que prosseguem as tratativas “entre as partes envolvidas e que a Prefeitura acenou com a construção de um novo cemitério”, disse.

IMG_4259

Ele entende que ocorreu evolução, no sentido da possibilidade de um novo local, entretanto, “fica claro que não anula a remoção de jazigos”.

No mês de fevereiro 147 famílias foram convocadas a comparecerem até a Paróquia para receberam uma notificação. Do total, 120 pegaram o documento.

A reportagem contatou a Assessoria de Imprensa da Eletrosul na busca de mais informações e aguarda o retorno.

A Prefeitura enviou a seguinte nota para a Rádio Difusora:

A Prefeitura de Pinto Bandeira está trabalhando na regulamentação de uma área de 2 mil quadrados no Loteamento Pompeia, para construção do novo cemitério. Ao mesmo tempo, já está elaborando o projeto que após será encaminhado ao Departamento Municipal de Meio Ambiente, para concessão do licenciamento ambiental e posteriormente será enviado a Câmara de Vereadores.

Prefeitura de Pinto Bandeira

Relembre

Desde o ano de 2008 tramita um processo na justiça envolvendo o cemitério de Pinto Bandeira. O fato novo acontece desde janeiro, quando a Eletrosul Centrais Elétricas S.A (de Florianópolis-SC) notificou a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, sobre construções sob a faixa de servidão. Em resumo, foi constatada a existência de jazigos na Linha de Transmissão da empresa e a partir daí passou a tramitar uma ação de reintegração e posse na 1ª Vara Cível de Bento Gonçalves.

Por determinação da juíza Christiane Tagliani Marques, estão proibidas construções de novos túmulos nesta área de segurança da Linha de Transmissão. A notificação chegou até a Paróquia em virtude do cemitério pertencer a uma Associação que está veiculada a Igreja.

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido