No final do mês de março, dia 29, aconteceu uma reunião entre representantes da Eletrosul, Mitra, Prefeitura de Pinto Bandeira, Administração do Cemitério e Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, para discutir a situação de um processo que está em andamento sobre construções de jazigos sob a faixa de servidão (Linha de Transmissão).
O pároco do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, padre Luiz Mascarelo, informou em entrevista que prosseguem as tratativas “entre as partes envolvidas e que a Prefeitura acenou com a construção de um novo cemitério”, disse.
Ele entende que ocorreu evolução, no sentido da possibilidade de um novo local, entretanto, “fica claro que não anula a remoção de jazigos”.
No mês de fevereiro 147 famílias foram convocadas a comparecerem até a Paróquia para receberam uma notificação. Do total, 120 pegaram o documento.
A reportagem contatou a Assessoria de Imprensa da Eletrosul na busca de mais informações e aguarda o retorno.
A Prefeitura enviou a seguinte nota para a Rádio Difusora:
A Prefeitura de Pinto Bandeira está trabalhando na regulamentação de uma área de 2 mil quadrados no Loteamento Pompeia, para construção do novo cemitério. Ao mesmo tempo, já está elaborando o projeto que após será encaminhado ao Departamento Municipal de Meio Ambiente, para concessão do licenciamento ambiental e posteriormente será enviado a Câmara de Vereadores.
Prefeitura de Pinto Bandeira
Desde o ano de 2008 tramita um processo na justiça envolvendo o cemitério de Pinto Bandeira. O fato novo acontece desde janeiro, quando a Eletrosul Centrais Elétricas S.A (de Florianópolis-SC) notificou a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, sobre construções sob a faixa de servidão. Em resumo, foi constatada a existência de jazigos na Linha de Transmissão da empresa e a partir daí passou a tramitar uma ação de reintegração e posse na 1ª Vara Cível de Bento Gonçalves.
Por determinação da juíza Christiane Tagliani Marques, estão proibidas construções de novos túmulos nesta área de segurança da Linha de Transmissão. A notificação chegou até a Paróquia em virtude do cemitério pertencer a uma Associação que está veiculada a Igreja.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Festival Tchê celebra a cultura gaúcha com shows, oficinas e gastronomia na ABCTG, em Bento
Aapecan realiza eventos solidários em Bento Gonçalves no próximo sábado, 23