O novo bispo da Diocese de Caxias do Sul será anunciado na próxima quarta-feira, dia 26, as 12h de Roma, 7h no Brasil. Nesta data, o bispo Dom Alessandro Ruffinoni, de 75 anos, irá conhecer seu sucessor, depois de nove anos dedicados a Diocese.
No ano passado, Dom Alessandro enviou uma carta de renúncia ao Vaticano, seguindo uma obrigatoriedade, já que ao completar 75 anos, os bispos devem abrir mão do cargo e aguardar o anúncio e chegada de um sucessor. Após o anúncio, o processo de transição deve durar cerca de dois meses.
Dom Alessandro Ruffinoni, foi nomeado bispo da diocese de Caxias em 2010, mais precisamente no dia 16 de junho, pelo então Papa Bento XVI, e chegou a cidade em 6 de agosto do mesmo ano para suceder Dom Paulo Moretto, que comandava a diocese e completaria 75 anos no ano seguinte.
A novidade deste ano, segundo o próprio Dom Alessandro é que o novo bispo não deve ser um padre a vir ser nomeado bispo, mas alguém que já exerça o ministério. Após sua saída ele pode escolher se fica em Caxias como bispo emérito – como ocorreu com Dom Paulo Moretto – ou muda de região.
Dom Alessandro Ruffinoni é italiano de nascimento, da cidade de Piazza Brembana, província de Bergamo, e se destacou com o trabalho realizado com imigrantes. O religioso disse querer seguir com esse tipo de trabalho depois de deixar o cargo.
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família
Bento: SMMAM auxilia no resgate de animais silvestres
Livro reconstitui memórias e legado cultural de Garibaldi