Novembro Azul: Bento realiza ações de conscientização ao câncer de próstata

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Com base nisso, a Secretaria de Saúde do município está realizando uma série de ações de conscientização em prol da saúde do homem. Ao longo do mês serão realizados testes rápidos, atendimentos especiais na Unidade de Saúde da Família do Bairro Zatt, e uma série de outras ações orientativas no centro e nos bairros.

A campanha visa a conscientizar os homens sobre exames para a detecção precoce do câncer de próstata por meio do exame de sangue por Antígeno Prostático Específico,(PSA) ou pelo exame de toque, além de promover a saúde e o cuidado para outras doenças que atingem predominantemente o público masculino.

Objetivo das ações é inserir o debate acerca da saúde da população masculina na perspectiva da saúde integral do homem, ampliando o foco para além do câncer de próstata.

A Enfermeira e Coordenadora do Programa de Saúde do Homem, Evelise Bender, destaca sobre a importância da realização das atividades. “É fundamental o chamamento massivo dos homens com atenção especial para cuidados com sua saúde de forma geral, em relação aos cânceres, especialmente de próstata, cavidade oral e digestiva, prevenção à doenças cardiovasculares, ao uso de álcool e outras drogas, incluindo tabagismo, além da prevenção ao suicídio”.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde publicada em 2018, mostrou que é alto o número de homens que não têm na sua rotina o cuidado com a saúde.

Ainda de acordo com a enfermeira “o propósito da campanha do Programa de Saúde do Homem neste ano é ressaltar a importância da retomada dos cuidados com a saúde masculina de forma integral e convoca os homens a buscarem as unidades de saúde de seus municípios para realizarem outros exames, além do exame de próstata.”

Sobre o câncer de próstata no Brasil

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano no Brasil. A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos. Esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si é um dos lemas da campanha Novembro Azul, que além de abordar a saúde de forma geral, trata do segundo câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que a incidência este ano seja de 68.220 casos. Ou seja, a cada hora, sete homens recebem o diagnóstico do câncer de próstata no Brasil. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2019, o câncer de próstata foi o tipo de câncer mais comum no Brasil e o segundo em óbitos no Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Reprodução hospitalhr.com.br

(RM)

error: Conteúdo Protegido