O mês de novembro foi dedicado à conscientização do câncer de próstata, que ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 70 anos.
As unidades de saúde e algumas empresas de Bento Gonçalves receberam as ações alusivas ao Novembro Azul. Nesses trinta dias de atividades voltadas à população masculina, foram realizadas 600 consultas de enfermagem, 1.976 consultas médicas e 704 testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis. Além disso, mais de 250 pessoas foram beneficiadas com palestras referentes ao assunto, visitas às empresas e bares para entrega de materiais informativos e capacitação de 55 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também foram feitas. Há 2 anos, a média de 20% por mês dos resultados de PSA com a busca ativa dos casos alterados, feitos pelas enfermeiras das unidades de saúde, se mantém.
A coordenadora do Programa Saúde do Homem da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Cristiane Wottrich, enfatiza a importância do teste e o tabu que ainda existe ante a sociedade. “Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária. É fundamental que todo homem entenda que a saúde deve ser colocada acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito”.
Cristiane ressalta, ainda, que o homem deve realizar o pré-natal, que assim como é feito na mulher, tem por finalidade cuidar dos futuros pais, zelando pela saúde da família. O processo consiste na execução de exames de colesterol, triglicerídeos, glicemia, tipagem sanguínea, de testes rápidos, atualização de esquema vacinal, encaminhamentos para grupos de combate ao tabagismo, caso seja fumante, e nutricionista, caso o Índice de Massa Corporal (IMC) esteja alterado, além de orientações sobre a gestação, enfatizando a importância da participação no processo de parto, respeitando a Lei 11.108/05.
O Novembro Azul foi coordenado pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde do Homem.
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Bento Gonçalves
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde