Nesta sexta-feira,31, os municípios integrantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) publicaram novo decreto com regramentos para o distanciamento controlado, estabelecendo regras intermediárias entre a bandeira vermelha e a laranja.
As alterações levam em conta o modelo estadual de distanciamento controlado, fixado no Decreto Estadual 55.240/20, com as alterações posteriores, conforme os entendimentos manifestados entre o Governo do Estado, FAMURS e associações regionais de municípios. Também foi observado o Ofício nº 043/2020, de 27 de julho de 2020, do Governador do Estado à FAMURS, manifestando o acolhimento da proposta das entidades municipalistas pelo estabelecimento de um processo de cogestão regional do Modelo.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin destacou que “o Estado apresentou as suas proposições, e nós aplaudimos, porque é dessa forma que precisamos trabalhar, juntos, unidos em um propósito, combatendo o coronavírus, mas obviamente, não criando problemas maiores do que já enfrentamos. Por isso, a Região criou decretos iguais, o que faz com que até a próxima bandeira, possamos trabalhar com respeito e cuidado, fazendo com que não tenhamos mais fechamento de setores. Não temos mais tempo de andar pra trás. Com cuidado e cautela, precisamos avançar. Respeito a vida e apreço pelo desenvolvimento”, destacou.
Os documentos também apresentam que a situação geral da região aponta para uma estabilidade dos indicadores, demonstrados com dados técnicos de acordo com o acompanhamento semanal do Observatório da Saúde. Conforme os dados na semana de 24/07 a 30/07 a região apresentou significativa melhora em relação ao período anterior (17 a 23/07), nos indicadores do modelo, ou seja, redução do índice em 20% nas internações por SRAG e em 20% nos Leitos de UTI ocupados por Covid-19, já desconsiderados os pacientes de outras regiões.
Além disso, o número de leitos UTI livres é 33% maior do que o verificado no período anterior (17/07 a 23/07), evidenciando a redução das internações e do próprio agravamento da situação. A capacidade de atendimento em leitos de UTI apresentou melhora significativa de 72% na Região, passando de 0,53 leitos livres para 0,91 leitos livres para cada paciente confirmado com a Covid-19.
Desde março houve um aumento de 115% no número de leitos do SUS e 53% o número de leitos UTI no setor privado, totalizando um incremento de 83% no todo. Somente nos últimos quinze dias a região abriu 11 leitos UTI SUS e cinco leitos UTI privados, totalizando 16 leitos, sendo que estão sendo atendidos 18 pacientes de outras regiões.
Os novos regramentos para alojamento e alimentação, comércio, educação e serviços podem ser acessados no http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/downloads/DECRETO_106132020___CORONAVRUS_21.pdf
As demais atividades econômicas permanecem com os mesmos critérios da bandeira vermelha. O Decreto já está em vigor e segue até a próxima segunda-feira, 03, com o anúncio da nova bandeira.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/João Batista Pedrassani
Empresas têm até esta sexta-feira, 29, para pagar o décimo terceiro salário
Secretaria de Mobilidade Urbana realiza segunda etapa de remoção de fios inutilizados na Avenida São Roque, em Bento
Homem é atacado a pauladas enquanto ia para o trabalho em Caxias