A Polícia Penal inaugurou a nova sede da 1ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) na quinta-feira (21/12), no bairro Marechal Rondon, em Canoas. A revitalização e a readequação do prédio tiveram duração de três meses e foram realizadas com mão de obra de dez pessoas privadas de liberdade da Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro, da Penitenciária da Estadual de Canoas 1 e do Complexo Prisional de Canoas.
O novo espaço é dividido em dois pavimentos que abrigarão diversos setores, como operacional, administrativo, técnico e de transportes, e conta com sala para reuniões, cursos e capacitações. A Agência Regional de Inteligência Penitenciária e a Seção de Atendimento ao Servidor também ocuparão parte do local, que ainda servirá de espaço para treinamento do Grupo de Intervenção Rápida. A sede tem estacionamentos cobertos para viaturas e alojamentos para servidores.
O principal objetivo da mudança foi atender às necessidades da própria delegacia, com um espaço mais amplo e adequado para todos os setores. A 1ª Região Penitenciária é a maior do Estado, sendo responsável pelo gerenciamento de 12 unidades prisionais e de aproximadamente 8,5 mil apenados e 850 servidores.
Durante o evento, o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, ressaltou a importância desses investimentos estruturais, o que reflete em um serviço ainda mais qualificado para servir à população.
“A nova sede da 1ª DPR é um espaço conquistado através do esforço e do empenho de todos aqui presentes e permitirá melhores condições de trabalho a todos os nossos servidores. De forma ampla, em uma região bem localizada, essa sede tem a estrutura necessária para as demandas diárias e para o atendimento aos servidores, além de contar com espaços para treinamento e alojamento para os nossos servidores. Também teve mão de obra prisional nas reformas e adequações, qualificando ainda mais o trabalho que é desenvolvido pela nossa instituição”, frisou.
Para a delegada da 1ª DPR, Alexsandra Viecelli, a decisão de investir em um espaço mais amplo e moderno não é apenas uma questão de infraestrutura, mas uma medida estratégica que reflete o compromisso com a eficiência da realização das atribuições de orientar, planejar e executar as atividades administrativas, de segurança, de tratamento penal e do grupo tático. “Essa inauguração simboliza um passo em direção à modernização e à otimização de recursos para atender às necessidades e ao crescimento da nossa instituição”, afirmou.
Texto: Larissa Abreu/Ascom Susepe
Edição: Secom
Foto: Rafa Marin/Ascom Susepe
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves