Nova proposta de acordo entre metalúrgicos e indústrias de Caxias do Sul é encaminhada em mediação do TRT-4

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) realizou, nesta terça-feira (18), mais uma rodada de negociação entre metalúrgicos e representantes das indústrias de Caxias do Sul e região. A sessão de mediação ocorreu na sede do TRT-4, em Porto Alegre. Os itens principais tratam de reposição salarial, piso da categoria, auxílio-transporte e auxílio-creche. A mediação envolve cerca de 50 mil trabalhadores.

Após os debates, a mesa de mediação sugeriu às categorias um reajuste salarial de 6% (composto pela inflação real do período, de 3,74%, e por um aumento real de 2,26%), a partir de 1º de julho, a ser pago na folha de agosto de 2023. A proposta da mesa também inclui um piso salarial de R$ 1,9 mil, a partir de outubro; a manutenção das cláusulas sociais vigentes; a compensação das horas de paralisação (metade abonada e metade compensada, ajustada com cada empresa); e o compromisso da negociação da extensão do auxílio-creche, além da redução do percentual de desconto do transporte.

O sindicato dos trabalhadores informou que mantém o estado de greve, mas comprometeu-se a não realizar atos de paralisação até o esgotamento da negociação. Os representantes dos trabalhadores e das indústrias levarão a proposta da mesa de mediação para a avaliação das categorias.

A mediação foi conduzida pelo vice-presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa. Participaram da sessão representantes do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Caxias do Sul e Região e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região. O Ministério Público do Trabalho foi representado pela procuradora regional Silvana Ribeiro Martins. Também participou da mediação o desembargador Luiz Alberto Vargas.

A próxima sessão de mediação sobre o tema no TRT-4 foi designada para 7 de agosto, às 14h.

Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-4)
PG
error: Conteúdo Protegido