Nesta terça-feira, 4, ocorreu a terceira reunião aberta online do Conselho Municipal de Cultura (CMPC). Desde que a Lei Aldir Blanc foi sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro, o Conselho vem informando a comunidade cultural sobre as atualizações da operacionalização dos recursos no âmbito municipal que são estimados em R$ 820 mil.
O secretário de Cultura, presidente da Fundação Casa das Artes e presidente do Conselho dos Dirigentes Muncipais de Cultura (Codic), Evandro Soares, trouxe duas informações importantes as quais foram divulgadas durante a primeira live realizada pela Secretaria Estadual de Cultura durante a 5ª Conferência Estadual de Cultura: “a regulamentação da Lei Aldir Blanc é esperada entre os dias 6 a 10 de agosto. A secretaria estadual da Cultura, Beatriz Araujo, sinalizou a abertura da plataforma para os cadastros do Estado para a próxima segunda-feira”.
Ainda, foi debatido os mecanismos do mapeamento: “o mapeamento cultural já está acontecendo há quinze dias. Poucas entidades realizaram o registro e precisamos fortalecer a busca ativa. Precisamos envolver as pessoas para que possamos criar multiplicadores. A comunidade cultural é muito ampla e a lei Aldir Blanc ampara todos os trabalhadores da cultura, sem distinção. O suporte público precisa chegar a todos e para que isso aconteça precisamos eliminar qualquer barreira que faça com que alguém se sinta à margem do processo”, observa o presidente da CMPC, Vinícius Nardi.
Essa ação também é a compartilhada por Aline Zili, presidente do Conselho de Políticas Culturais de Caxias do Sul: “mudamos a nossa forma de pensar de como chegar a comunicação em lugares não muito óbvios e periféricos. Sabemos de situações de trabalhadores culturais que já venderam seus instrumentos de trabalho e estão no esgotamento de sua vida financeira. Então, neste primeiro momento é preciso que a informação chegue mais clara possível a quem realmente precisa”.
Nardi apresentou o pré cadastro e o documento orientador para discussão de proposição do CMPC ao uso de recursos emergenciais à classe cultural para que a sociedade civil colabore na construção com sugestões.
A reunião contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Povos de Matriz Africana, Mãe Lisi.
Assessoria de Comunicação Social
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana