Vinícola é a parceira oficial do Consolato Generale d’Italia di Porto Alegre nas comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no RS e celebra o legado vitivinícola com inovação enológica e alma histórica em forma de espumante
Celebrar o passado com os olhos no futuro. É com esse espírito que a NOVA Vinhos e Espumantes, unidade de negócios da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, parceira oficial do Consolato Generale d’Italia di Porto Alegre, apresenta durante a Expointer 2025 o NOVA Espumante Branco Seco Trebbiano Toscano – Edizione Speciale. Elaborado em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o rótulo une tradição, inovação e representatividade com a chancela oficial do Consulado, explica Heleno Facchin, CEO da Nova Aliança Vinícola Cooperativa.
Mais do que um lançamento, o NOVA Trebbiano é um brinde à memória e ao legado dos imigrantes italianos que, há um século e meio, trouxeram à Serra Gaúcha as primeiras mudas de videira e o conhecimento que moldaria a vitivinicultura brasileira. “Queríamos criar algo especial, diferente, mas com forte conexão com as origens. A Trebbiano Toscano foi uma das primeiras variedades cultivadas no Brasil e carrega um valor simbólico imenso”, destaca o Gerente Técnico e Enólogo-Chefe da Nova Aliança, André Gasperin.
O diferencial também está no processo de elaboração, que rompe com o convencional e evidencia o quanto a Enologia é capaz de ir além, inovando. O NOVA Trebbiano passa por uma única fermentação em autoclave, partindo do mosto com a adição de uvas inteiras da mesma variedade durante o processo. Essa técnica preserva e intensifica os aromas primários, resultando em um espumante fresco, frutado, de corpo médio e com equilíbrio entre acidez e dulçor. “É uma inovação enológica que realça a identidade da fruta e proporciona ao consumidor uma experiência sensorial única, que remete diretamente ao sabor da uva”, explica Gasperin.
As uvas que dão origem ao espumante são cultivadas por cooperados da Nova Aliança no núcleo de Pinto Bandeira, região reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência na produção de uvas destinadas a espumantes de alta qualidade. A edição é limitada a 2 mil caixas (12 mil garrafas numeradas), o que reforça seu caráter exclusivo e comemorativo.
O espumante NOVA Branco Seco Trebiano Toscano – Edizione Speciale, pois perfil jovem, 11% de álcool e foi pensado para celebrar grandes momentos e harmonizar com pratos leves e da cozinha mediterrânea. Ao assinar este lançamento como parceira oficial do Consolato Generale d’Italia di Porto Alegre nas comemorações dos 150 anos da imigração italiana no RS, a NOVA Vinhos e Espumantes reforça seu compromisso em valorizar a história, investir em inovação e elevar o nome do vinho brasileiro. A edição especial estará à venda em lojas especializadas, principais clientes e no e-commerce.
NOVA Espumante Branco Seco Trebbiano – Edizione Speciale
CATEGORIA: Espumante Branco Seco Método Martinotti (Charmat)
TERROIR: Serra Gaúcha (Pinto Bandeira)
VARIEDADE: Trebbiano Toscano
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 4°C a 8°C
Análise Sensorial
– Visual: Coloração amarelo pálida com reflexos esverdeados, borbulha fina e persistente, com boa fluidez, formação de coroa de espuma de média intensidade.
– Olfativa: Aromas intensos, perfil fino e elegante, notas de aromas frescos, com destaque para fruta cítrica, abacaxi e maçã verde. Também algumas notas florais, com evidência para flores brancas.
– Paladar: Corpo médio, acidez em equilíbrio. Início de boca agradável e cremosidade na medida certa. Repete as notas olfativas no retrogosto. Destaque para perfil da fruta in natura devido ao processo de vinificação em bom equilíbrio. Final de boca sustentado pela refrescância e grande drikabilidade, ou seja, fácil de beber.
Características da vinificação: Uvas Trebbiano Toscano colhidas em ponto ideal para espumantes, provenientes das encostas da cidade de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. Colheita manual e vinificação por desengace e prensagem direta. Limpeza do mosto e fermentação em autoclave. Colocação de 2% do volume em cachos inteiros e fermentação alcoólica à baixa temperatura, com interrupção da fermentação, através do uso de frio e maceração por três meses à baixa temperatura. Separação dos cachos inteiros e filtração tangencial; estabilização tartárica a frio e engarrafamento em condições isobáricas.
Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Divulgação
UCS apresenta museu itinerante sobre a história da informática
Armazém das Pontas abre com expectativas de boa geração de negócios em Bento
Agenda da 48ª Expointer tem mais de 800 eventos