Nova gestão do Conselho Municipal de Povos de Matriz Africana é eleita para o biênio 2025/2027 em Bento

No último sábado (05), ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves a Conferência Municipal dos Povos de Matriz Africana com o objetivo de eleger a nova gestão do Conselho para o biênio 2025/2027. Na ocasião, a atual presidente, Odília Mara da Rosa, conhecida como Mãe Neka, recepcionou os representantes diretos de Ylês instituídos ou reconhecidos social e culturalmente — Terreiros de Umbanda, Tendas e demais espaços religiosos —, incluindo Babalorixás, Yalorixás, Caciques, líderes de centros de Umbanda.

Explanou as ações e atividades durante a sua gestão de 2023/2025 como a organização dos eventos de caráter religioso e no auxílio durante a calamidade climática de maio de 2024, que afetou alguns terreiros do município, entre outros assuntos pertinentes à luta contra a intolerância religiosa. Após, ocorreu a eleição para presidente, secretário-geral, conselheiros e suplentes, sendo eleitos como presidente do Conselho de Povos Tradicionais de Matriz Africana, Guilherme Galvão, e a Secretária-geral, Tatiane da Rosa.

“Estamos muito felizes de apresentar à comunidade de matriz africana e em geral a nova composição do Conselho que vai dar continuidade às diretrizes e promoção da participação democrática que integram a ação cultural, além do pleno exercício dos direitos sociais”, destaca Mãe Neka.

Conselho de Povos Tradicionais de Matriz Africana para o biênio 2025/2027 pela sociedade civil.

TITULAR: Guilherme Galvão – Ile Filhos de Oxalá

SUPLENTE: Lisiane Pires – Ylê Axé Filhos de Yemanjá

TITULAR: Tatiane da Rosa – Ilê Odé Tinde

SUPLENTE: Ana Júlia Pires – Ilê Axé Filhos de Yemanjá

TITULAR: Ana Araci Medeiros Vieira – Ilê Ogum 7 Ondas

SUPLENTE: Sávio David – Ylê Axé Filhos de Oxalá

TITULAR: Nicolas Rech – Ilê Axé Odé Omimalé

SUPLENTE: Fransueli dos Santos – Ilê Axé Filhos de Oxalá

O evento contou com a presença da Presidente do Conselho Municipal de Política Cultura, Daniela Sandrin Copat, do representante do Comitê de Cultura do RS, Sandro Giordani, e dos coordenadores do Movimento Negro Raízes, Marcus Flavio Dutra Ribeiro e Solana Corrêa.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido