NOVA conquista oito premiações em Mendoza, com cinco Medalhas de Ouro Duplo

Reconhecimento evidencia qualidade de vinhos e espumantes com as marcas Santa Colina, Aliança, Wave e NOVA, celebrando o novo momento vivido pela vinícola

A NOVA, marca mãe de vinhos finos e espumantes da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, estreia já celebrando seu lançamento com a conquista de oito premiações no 21º Vinus – Concurso Internacional de Vinhos e Licores, realizado nos dias 15 e 16 de agosto, em Mendoza, na Argentina. Com este resultado, os oito rótulos passam a integrar o ranking Mundial de Vinhos 2025 (WRW&S 2025 – www.wawwj.com). A distinção veio para quatro espumantes, três vinhos tranquilos e um licoroso, demonstrando que a qualidade se espalha nas mais diversas linhas e categorias de produtos elaborados pela vinícola.

A Medalha de Ouro Duplo, mais importante distinção do concurso, coube a cinco rótulos da NOVA, sendo eles: Santa Colina Merlot Rosé, Santa Colina Licoroso Colheita Tardia 2023,  Wave Espumante Brut Branco e Wave Espumante Moscatel Rosé e Aliança Espumante Moscatel Rosé. A dupla NOVA Sauvignon Blanc 2024 e Santa Colina Espumante Brut Branco recebeu Medalha de Ouro. E o vinho Aliança Tannat 2023 ficou com a Prata.

Para o enólogo André Gasperin, este resultado é a soma de um trabalho colaborativo que começa na propriedade de cada família e se estende pelas três unidades da vinícola, envolvendo mais de 2.000 pessoas, sendo mais de 600 famílias de pequenos viticultores cooperados e 250 colaboradores. “Estes prêmios são de todos, inclusive dos consumidores, que podem provar na taça o resultado de um intenso trabalho de reposicionamento que começou na Safra 2023 e que já entrega os primeiros resultados”, destaca. Gasperin comenta, ainda, que este novo perfil de vinhos finos e espumantes mostra a qualidade e competividade dos produtos. “Adotamos tecnologia de última geração, mas também respeitamos cada terroir. Estamos alinhados em extrair todas as características positivas e qualitativas da uva cultivada pelos nossos cooperados, e também de nossos vinhedos próprios em Santana do Livramento, aliando tradição, história, qualidade e modernidade. Traduzimos este assemblage de valores para dentro de cada garrafa e celebramos juntos cada conquista como esta do Vinus”, comemora. O 21º Vinus reuniu 567 amostras de 19 países, que foram avaliadas por 55 degustadores.

Momento vivido

Estas conquistas refletem o novo propósito que passou a fazer parte do sonho das mais de 600 famílias cooperadas. Com 95 anos de história, vive um encontro perfeito entre passado e futuro. Assim como a vinha, as famílias cresceram, amadureceram, e agora colhem os frutos de gerações, brindando o que a história de quase um século construiu: vinhos e espumantes para um consumidor exigente.

As décadas criaram a excelência que se fortalece com pesados investimentos do vinhedo à vinícola. Práticas modernas e inovadoras no manejo dos vinhedos, aliadas à tecnologia de última geração, são responsáveis por colocar na mesa do consumidor vinhos e espumantes que expressam o melhor de cada terroir gaúcho. Um dos mais recentes investimentos, que impactaram positivamente a vinícola, foi a aquisição e implantação de uma nova linha produtiva, capaz de personalizar com qualidade de alta performance, ampliando a capacidade produtiva em 200%. A linha é única no país, montada exclusivamente para a Nova Aliança. O investimento foi de R$ 10 milhões. Agora, em apenas uma hora, é possível engarrafar até 6 mil garrafas de vinhos e espumantes.

Com uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina, a matriz em Flores da Cunha, com 24 mil metros quadrados, tem capacidade para processar até 60 milhões de quilos de uva por ano. Além disso, a empresa também possui outras duas unidades produtivas, uma em Farroupilha, Capital Nacional dos Moscatéis, e outra em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha, onde mantém uma propriedade de 400 hectares, 60 deles destinados ao cultivo de vinhedos. A Nova Aliança é a vinícola cooperativa mais antiga do Brasil.

OS RÓTULOS PREMIADOS

MEDALHA DE OURO DUPLO            

Santa Colina Rosé de Merlot – Da Serra Gaúcha, este vinho é 100% Merlot. Límpido, cristalino, com tom rosa cereja de média intensidade, apresenta aromas de frutas vermelhas frescas, como morango e framboesa, e leve toque floral agradável. Na boca, caráter frutado e corpo leve, com acidez refrescante e toques frutados. A dica é apreciá-lo com entradas como salada Caprese, queijos macios e frescos, salmão cru ou grelhado, frutos do mar e aperitivos. Temperatura de serviço entre 8°C e 10°C.

Santa Colina Licoroso Colheita Tardia 2023 – Este vinho é elaborado com uvas Moscatéis da Serra Gaúcha, onde a colheita é postergada ao máximo para extrair todo potencial da variedade. Através da colheita seletiva, é elaborado o blend de uvas com açúcar residual natural da fruta. De coloração amarelo palha e reflexos dourados, na boca traz um dulçor equilibrado com frescor devido a acidez natural. Apresenta teor alcoólico moderado e bom volume de boca, com aromas de frutas passas e mel, mesclado com leve toque vegetal.  Harmoniza muito bem com sobremesas frias como sorvetes e tortas geladas. Temperatura de serviço entre 4°C e 8°C.

Wave Espumante Brut – Coloração amarelo-palha pouco intensa, translúcida, com perlage fino e contínuo. Este espumante apresenta aromas intensos cítricos e florais muito agradáveis. Na boca, traz refrescância, com acidez marcante, final leve e equilibrado. Ideal harmonizar com queijinho empanado, peixe à milanesa no almoço, peru natalino recheado, além de ser um excelente brinde em casamentos. Temperatura de serviço de 6°C.

Wave Espumante Moscatel Rosé – Este espumante apresenta cor rosé cereja vivo, com borbulhas intensas. Com aroma floral e de frutas vermelhas doces, na boca é leve e refrescante desde o primeiro gole, com final adocicado. Sindicado harmonizar com torresminho com limão da fejuca, dadinho de tapioca com geleia de pimenta, fondue de chocolate, além de compor drinks. Temperatura de serviço entre 4°C e 6°C.

Aliança Espumante Moscatel Rosé – Elaborado com uvas cultivadas por cooperados da Serra Gaúcha, este espumante apresenta uma coloração rosa salmão, com perlage fino e persistente. Traz aromas de frutas vermelhas frescas como morango. Na boca, evidencia sua juventude, com sabor leve e refrescante, e dulçor equilibrado com a acidez. Ideal para acompanhar sobremesas, aperitivos e pratos agridoces. Temperatura de serviço entre 4°C e 6°C.

MEDALHA DE OURO          

NOVA Sauvignon Blanc 2024 – Elaborado na Campanha Gaúcha, com uvas cultivadas em espaldeira na Fazenda Santa Colina, este vinho traz como diferencial um terroir de clima quente. Apresenta coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, aromas de frutas tropicais e típicos da variedade, como maracujá e lichia.

Em boca, bom volume e frescor, repetindo as notas olfativas. No conjunto possui boa harmonia e complexidade média a mais. Combina muito bem com frutos do mar e massas ao molho branco. Temperatura de serviço ente 6°C e 8°C graus.

Santa Colina Espumante Brut – Da Serra Gaúcha, este espumante tem coloração amarelo-palha, com perlage fino e contínuo. Aromas de frutas tropicais e toques de pão tostado no nariz, e na boca, cremosidade e refrescância em equilíbrio. Ideal para acompanhar aperitivos leves, peixes e na elaboração de coquetéis. Temperatura de serviço entre 4°C e 6°C.

MEDALHA DE PRATA          

Aliança Tannat Safra 2023 – De cor vermelho-rubi intenso, este vinho tem aromas de frutas vermelhas, couro e especiarias. No paladar, apresenta boa estrutura, médio corpo e taninos macios. Ideal para harmonizar com carnes vermelhas assadas e grelhadas, queijos maturados, massas e molhos condimentados. Temperatura de serviço entre 16°C e 18°C

Fonte: Conceitocom Brasil

Fotos: Divulgação

error: Conteúdo Protegido