Foi inaugurada no final da tarde desta sexta-feira, dia 17, a Casa de Passagem de Bento Gonçalves. O espaço que fica localizado no bairro Maria Goretti, tem por objetivo abrigar por um curto período de tempo os moradores de rua ou pessoas em vulnerabilidade, que se comprometam com as condicionalidades da casa.
O projeto visa desta forma a inserção desses cidadãos em políticas públicas, para que haja uma reinserção à sociedade e à reconquista de direitos básicos.
O período de permanência no espaço é das 19h às 7h, havendo durante a noite monitores e vigilância. Conforme o Secretário Municipal de Assistência Social, Eduardo Viríssimo, trata-se de uma ação necessária, para um público em vulnerabilidade existente no município, que além de um espaço adequado para dormir, terá direito a encaminhamentos, como de saúde, por exemplo.
“Essa é uma ação necessária pois há um público em Bento Gonçalves, que precisa de um espaço como esse, um lar para pernoitar, onde terão direito a banho, receberão atendimento social, encaminhamentos para saúde, e outros encaminhamentos necessários”.
Ainda conforme o secretário, antes de ingressar na casa, todos passam pela avaliação de uma equipe técnica, que também atua na captação de pessoas. Ele explica que os princípios da Casa de Passagem são suprir as necessidades básicas de alimentação, higiene, limpeza, alojamento e saúde, como também, sociabilizar os indivíduos para que, através de políticas públicas e da oportunidade de geração de renda, voltem a ter seu teto.
“Hoje temos uma capacidade para atender 26 pessoas, que serão encaminhadas através dos nossos serviços como Cadastro Único, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e também através de nossos parceiros como o Lar da Caridade e a Assistência Social São Roque. Obviamente que os usuários serão inseridos, após passarem por uma triagem e assinarem um termo de comprometimento relatando que estarão cientes e atenderão as exigências da casa”.
Viríssimo ressalta que não será um espaço apenas para moradores de rua, mas também para trabalhadores que venham de outros municípios que não tenham condições de pagar uma estadia e até mesmo acompanhantes de pacientes em tratamento hospitalar na cidade.
“Esse é um dos nossos projetos de demanda, são os moradores de rua, são os trabalhadores que vem pra cá para prestarem serviços durante um determinado período, são as pessoas que vem acompanhar pacientes em tratamento hospitalar, enfim, todas as pessoas que dentro de uma vulnerabilidade não possam ter um teto, um lugar quentinho, um acolhimento adequado. Essas pessoas poderão buscar esse serviço”.
A Casa de Passagem de Bento Gonçalves, fica na rua Francisco Navarini, 136, no bairro Maria Goretti e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3451-4833.
Fonte e fotos: Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Clique na imagem para ampliar:
POLÍCIA CIVIL CUMPRE SEIS ORDENS JUDICIAIS E APREENDE R$ 35 MIL, DUAS CAMINHONETES E PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E TRÁFICO DE DROGAS, EM CAXIAS DO SUL
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS