Ano histórico da vinícola é marcado pela conquista da Medalha Grande Ouro no 14º Concurso do Espumante Brasileiro e por outras seis Medalhas de Ouro que reforçam a excelência do portfólio nesta virada histórica de reposicionamento da marca e dos produtos
2025 definitivamente é o melhor ano da NOVA Vinhos e Espumantes, unidade de negócios da Nova Aliança Vinícola Cooperativa. Depois de conquistar palcos internacionais com o título de Melhor Espumante da América Latina para o Aliança Moscatel Rosé no Catad’Or World Wine Awards (Chile) e de ver o Santa Colina Prosecco brilhar com Medalha Grande Ouro no Vinalies 2025 (França) – a mais alta premiação do concurso – e como Melhor Prosecco das Américas no Decanter World Wine Awards (Londres), a vinícola celebra, agora, o maior reconhecimento de sua trajetória no Brasil. No 14º Concurso do Espumante Brasileiro, o NOVA Espumante Brut 2023 foi consagrado com a Medalha Grande Ouro (acima de 94 pontos), integrando a seleta lista dos 15 melhores espumantes do país.
A consagração nacional ganha ainda mais força porque veio acompanhada de outras seis Medalhas de Ouro, conquistadas pelos rótulos Aliança Espumante Moscatel Rosé 2025, Aliança Espumante Moscatel Branco 2025, Estilo Wave Espumante Brut Rosé 2025, Santa Colina Espumante Moscatel Branco 2025, Santa Colina Espumante Moscatel Rosé 2025 e pelo NOVA Espumante Trebbiano Toscano Edizione Speciale, rótulo oficial dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, elaborado em parceria com o Consolato Generale d’Italia. Uma homenagem histórica que agora é brindada também com medalha. O resultado comprova a consistência e a qualidade do portfólio, capaz de se destacar tanto em competições internacionais quanto no mais importante concurso dedicado exclusivamente ao espumante brasileiro.
O feito ganha ainda mais relevância diante da dimensão do concurso, que nesta edição reuniu 520 amostras de 102 vinícolas de seis estados – Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – em degustações às cegas conduzidas por um júri de 54 especialistas entre enólogos, sommeliers e jornalistas. Considerado o maior e único concurso dedicado exclusivamente aos espumantes brasileiros, o evento segue normas internacionais da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o que garante credibilidade e projeção internacional ao resultado.
A conquista foi recebida pelo Gerente Técnico da Nova Aliança, enólogo André Gasperin, com muita alegria. Responsável pela elaboração dos rótulos, Gasperin ressalta que esta revolução, do vinhedo ao ponto de venda, só é possível graças ao comprometimento de mais de 600 famílias cooperadas e do time da vinícola, que juntos unem tradição, inovação e paixão para levar ao consumidor a expressão da qualidade brasileira.
Com o mesmo orgulho que dedica ao cultivo de suas próprias videiras, o CEO da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, Heleno Facchin, celebra a conquista como a realização de um sonho antigo.
“Como produtor, sempre sonhei em ver o fruto do nosso trabalho reconhecido dessa forma. Hoje, como CEO da Nova Aliança, sinto uma satisfação imensa em ver esse sonho se realizar, não apenas para mim, mas para cada uma das famílias cooperadas que acreditaram nesse projeto. Essa conquista mostra que a nossa união, dedicação e coragem de inovar estão levando o vinho brasileiro a um novo patamar”.
PREMIAÇÕES NO 14º CONCURSO DO ESPUMANTE BRASILEIRO
MEDALHA GRANDE OURO
NOVA Espumante Brut Branco 2023
MEDALHA OURO
Aliança Espumante Moscatel Rosé 2025
Aliança Espumante Moscatel Branco 2025
Estilo Wave Espumante Brut Rosé 2025
NOVA Espumante Trebbiano 150 Anos 2025
Santa Colina Espumante Moscatel Branco 2025
Santa Colina Espumante Moscatel Rosé 2025
Fonte: Conceitocom Brasil
Fotos: Jeferson Soldi
Projeto do Bento+20 e da ADRH vai preparar estudantes para o mercado de trabalho
Doze pessoas são denunciadas por crimes na prática de serviços de atendimentos médicos domiciliares na região das Missões
Vale dos Vinhedos apresenta a singularidade D.O.V.V. na ProWine